Porto vai ter dez novas ligações aéreas
Porto Canal
O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.
Ver esta publicação no Instagram
Entre as novas rotas, destacam-se as ligações diretas que vão passar a existir para Nova Iorque, Boston e Toronto, todas previstas para o início de junho, pela companhia aérea SATA. A United Airlines vai também reforçara ligação a partir de maio, com um segundo voo diário para Nova Iorque e Newark, como já havia sido anunciado no início do mês.
Dentro da Europa, a Ryanair vai passar a oferecer voos diretos para Belfast, Tânger, Ibiza e Pisa. A Jet2 reforça também a operação para o Reino Unido, com um novo voo para Manchester a partir de 4 de julho, sendo que estão previstos para 2025 ligações para Birmingham e Newcastle.
Belgrado vai também contar com uma nova ligação, pela Air Serbia. A easyJet vai também passar a levar os utilizadores do Aeroporto Sá Carneiro diretamente para Menorca, a partir de 25 de junho.
Frankfurt, Viena e Istambul vão contar com reforços.
Este reforço da operação no Aeroporto do Porto deve contribuir para que as receitas hoteleiras ultrapassem pela primeira vez a marca dos mil milhões de euros. Em 2023, estas renderam 950 milhões de euros à indústria. Luís Pedro Martins espera que o resultado de 2024 se fixe entre os mil milhões e os 1300 milhões de euros.
O Turismo Porto e Norte espera também um aumento de número de hóspedes. Em 2023 foram 6,9 milhões, com a previsão para este ano a ficar nos oito milhões.
O aeroporto Francisco Sá Carneiro foi distinguido este mês como o melhor da Europa e um dos melhores do mundo pela Airport Council International (ACI) pela qualidade do seu serviço.
A ACI é uma referência mundial na avaliação da qualidade dos serviços aeroportuários, com as suas distinções a serem baseadas em inquéritos feitos a milhões de passageiros.