Radares de velocidade nos acessos ao Porto continuam a suscitar dúvidas entre condutores

Radares de velocidade nos acessos ao Porto continuam a suscitar dúvidas entre condutores
| Norte
Porto Canal

Apesar de terem sido instalados em dezembro de 2023, tal como foi noticiado na altura pelo Porto Canal, os radares de velocidade média da A29, em Vila Nova de Gaia, aparentam ainda não estar em funcionamento. A placa de sinalização dos equipamentos, obrigatória para o registo da contraordenação, continua tapada e a suscitar dúvidas nos condutores de uma das principais vias de acesso à cidade do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A identificação dos radares de velocidade média é obrigatória, tal como nos radares fixos, e obedece a uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42. No caso do percurso da A29, estes sinais mantêm-se há alguns meses tapados por um plástico preto, conforme pode ser comprovado por imagens recentes captadas pelo Porto Canal.

A obrigação de sinalizar estes equipamentos é explanada no artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 207/2005, onde pode ser lido que as “estradas e outros locais onde estejam ou venham a ser instalados meios de vigilância electrónica fixos por parte de forças de segurança são assinalados com a informação, apenas, da sua existência”.

O Porto Canal contactou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que indicou que "estes radares fazem parte de um segundo lote de radares que entrarão em funcionamento em data a anunciar, estando ainda a decorrer alguns procedimentos complementares necessários para a sua operacionalização".

O concelho do Porto tem atualmente seis radares em funcionamento, todos eles localizados na VCI, que medem a velocidade instantânea.

Já no distrito do Porto há 22 radares em funcionamento, ao qual se juntará, pelo menos, este novo de velocidade média na A29.

Este dispositivo está incluído na expansão do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) e irá juntar-se aos três com a mesma funcionalidade que já estão ativos no distrito:
- na A3, na Trofa, entre o quilómetro 15,9 e o quilómetro 16,9;
- na A42, em Paços de Ferreira (km9,1 a km7);
- na EN 211, no Marco de Canaveses e Penafiel (km1,4 a km5,8).

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.