"Primavera chegou mais cedo" a Barcelos

"Primavera chegou mais cedo" a Barcelos
CM Barcelos
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Barcelos divulgou os jardins adornados com flores sazonais, principalmente tulipas, que embelezarão a cidade durante a primavera e o verão.

“A Primavera chegou mais cedo a Barcelos. Obrigado a todos os que trabalham para embelezar a nossa cidade”, foi desta forma que a autarquia de Barcelos partilhou as imagens dos jardins.

Porto CanalPorto Canal

A cidade do ‘galo’ é reconhecida em todo o país devido à sua lendária competição de flores.

Segundo o jornal O Minho, a apanha das pétalas é levada a cabo pelas associações, e posteriomente, no cortejo das Festas das Cruzes, precisamente na primavera, as flores são lançadas sobre a assistência revestindo as ruas da cidade com um tapete de cor.

“A luta de flores constitui um momento simbólico que permite expor a tradição e a identidade cultural de cada freguesia a participar e do município em geral”, pode ler-se no portal da autarquia.

A origem remonta ao início do século XX e era, inicialmente, “uma parada agrícola em que os trabalhadores traziam as flores dos campos espalhando-as pela cidade num ato catártico de celebração da primavera”, citado pelo jornal.

A Festa das Cruzes é primeira grande romaria do Minho e este ano decorre de 30 de abril a 05 de maio.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).