Câmara vota prorrogação dos concursos de habitação no Monte da Bela e no Monte Pedral

Câmara vota prorrogação dos concursos de habitação no Monte da Bela e no Monte Pedral
| Porto
Porto Canal

A Câmara do Porto vai votar na reunião do Executivo desta segunda-feira, a prorrogação do prazo dos concursos públicos para a construção de habitação acessível no Monte da Bela em Campanhã e no antigo quartel de Monte Pedral, no Porto. A extensão dos prazos surge a pedido dos concorrentes do concurso.

Os concursos públicos foram lançados em janeiro e o prazo para a apresentação de propostas decorre até ao final deste mês. Mas o prolongamento do período foi manifestado pelos concorrentes do concurso, por exemplo da Mota-Engil.

Na proposta lê-se que a empresa interessada no concurso alega vários argumentos que entendem ser motivo de uma prorrogação do prazo fixado para a apresentação de propostas, propondo então um prazo adicional de três meses. Mas o júri entende que se conceda uma prorrogação do prazo para mais 45 dias.

Tanto o Monte da Bela como o quartel de Monte Pedral têm sido alvo de interesse no que diz respeito à oferta de habitação acessível no Porto. A concessão desta área para arrendamento acessível é vista como uma oportunidade para promover o acesso à habitação digna a preços justos, contribuindo para a redução das dificuldades enfrentadas por muitas famílias no mercado imobiliário.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, estimou que o processo de ambos os projetos demore “entre 40 a 72 meses, desde a escolha do vencedor até à entrega das casas”. Tal deverá decorrer em 2027.

A eventual mudança dos prazos não implica, contudo, a alteração dos aspetos fundamentais das peças do procedimento, lê-se na proposta que será discutida esta segunda-feira entre o Executivo.

+ notícias: Porto

Ataque em centro social no Bonfim foi considerado "crime público"

Foi na madrugada de segunda-feira que o Centro Social Autogerido A Gralha, no Porto, foi alvo de um incêndio e atos de vandalismo. O espaço localiza-se na mesma freguesia onde foram agredidos imingrantes. Através das redes sociais o centro reagiu e disse que o espaço vai manter-se encerrado, enquanto decorre investigação da ocorrência considerada crime público.

Incêndio de grandes dimensões em casa devoluta no centro do Porto

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou numa casa devoluta no Largo da Ramada Alta, entre as ruas Serpa Pinto e Barão de Forrester, no Porto. As chamadas, no edifício com dois pisos estão a ser combatidas por mais de uma dezena de bombeiros, acompanhados por seis meios.

Antigo Matadouro de Campanhã já tem novo nome

O antigo Matadouro Industrial de Campanhã, que está a ser reconvertido para dar corpo a um centro empresarial e cultural, já tem nome escolhido. A informação foi divulgada através do ‘website’ do projeto.