Prolongamento dos cortes salariais em 2016 "excedia o limite dos sacrifícios" - Presidente do TC

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 ago (Lusa) - O presidente do Tribunal Constitucional argumentou hoje que o prolongamento dos cortes salariais em 2016 e anos seguintes "excedia os limites do sacrifício".

"O Tribunal considerou que esse prolongamento excedia os limites do sacrifício e introduzia uma medida de diferença de tratamento excessiva em face do principio da igualdade", afirmou o presidente do TC, o juiz conselheiro Joaquim de Sousa Ribeiro.

Numa declaração aos jornalistas sem direito a perguntas no final da leitura dos acórdãos relativos aos diplomas sobre os cortes salariais no setor público e à criação da nova contribuição de sustentabilidade, o presidente do TC explicou o 'chumbo' da norma relativa aos cortes salariais nos anos de 2016 a 2018, sublinhando que se trata de uma situação diferente da relativa aos cortes para 2014 e 2015.

Nesses anos, entre 2016 e 2018, explicou, é expectável que Portugal consiga atingir um défice dentro dos limites impostos pela União Europeia.

Por outro lado, continuou, a norma não garantia uma redução faseada, sendo que a única coisa certa era que cessaria ao fim de quatro anos, "não estando excluído que continuasse em vigor até 80% do que está actualmente".

"A ideia terá sido: uma medida que tem uma natureza absolutamente excepcional não pode ser convertida numa medida normal dentro de uma estratégia que é permanente de disciplina orçamental", precisou.

Quanto aos cortes previstos para os anos de 2014, o juiz conselheiro justificou a declaração de constitucionalidade, lembrando que relativamente aos Orçamento de 2011, 2012 e 2013, o TC já se tinha pronunciado sobre a constitucionalidade dos cortes entre 3,5% e 10% nos salários do setor público acima dos 1.500 euros.

"O Tribunal não fez mais do que reiterar essa decisão", disse, lembrando que o que foi declarado inconstitucional foi o agravamento que se estabelecia no Orçamento de 2014, por força do abaixamento do limiar mínimo a partir do qual se aplicavam os cortes e do agravamento da taxa.

"Esse agravamento foi agora eliminado e regime agora é igual ao anterior", precisou.

Relativamente a 2015, à manutenção dos cortes, com uma reversão de 20%, o presidente do TC reconheceu que o Tribunal entendeu que os constrangimentos financeiros continuam a existir.

"Muito dificilmente o procedimento por défice excessivo que está a decorrer e a redução do défice, dificilmente esses objetivos seriam atingidos com uma reversão na totalidade, de uma vez só. Dai a decisão", disse.

VAM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".