FC Porto (Youth League): Balneário azul e branco festeja acesso aos quartos

FC Porto (Youth League): Balneário azul e branco festeja acesso aos quartos
| Desporto
Porto Canal

Os sub-19 do FC Porto garantiram esta terça-feira um importante acesso aos quartos de final da UEFA Youth League. Uma imagem do balneário dos 'azuis e brancos', partilhada pelos atletas, evidencia os sorrisos e alegria dos "pequenos" Dragões.

António Ribeiro manteve a esperança do FC Porto acesa com um golo aos 93 minutos, Diogo Fernandes alimentou-a com duas enormes defesas nos penáltis e Gonçalo Sousa deu a machadada final. Os azuis e brancos eliminaram o AZ Alkmaar (1-1, [4-3]), campeão em título, e vão agora disputar os quartos de final da Youth League contra o vencedor do Mainz-Manchester City (17h00).

Os Dragões entraram melhor na partida e, num espaço temporal de 30 segundos, tiveram duas claras oportunidades para se adiantarem no marcador. Primeiro, Rodrigo Mora foi desmarcado por Anhá Candé, não caiu perante a oposição, mas não conseguiu acertar na baliza. Depois, na sequência de um cruzamento de Gonçalo Sousa à direita, Jorge Meireles cabeceou ao segundo poste para defesa do guarda-redes e, na recarga, a tentativa do 11 voltou a esbarrar em Kuijsten.

Na única oportunidade de que dispuseram durante os primeiros 45 minutos, os da casa ganharam vantagem no duelo. Após uma saída rápida pela direita, a bola entrou nas costas da defesa portista em Van den Ban, que picou por cima de Diogo Fernandes (1-0). Até ao apito para o regresso aos balneários, nada se alterou.

Na segunda parte, Anhá Candé teve na cabeça uma chance de ouro para empatar a partida, mas atirou por cima. Servido por Gonçalo Sousa à direita e com espaço, o camisola nove não conseguiu direcionar a bola de cabeça para as redes do AZ (71m).

O melhor estava, no entanto, guardado para o fim. Aos 93 minutos, Gonçalo Sousa bateu o canto à direita e António Ribeiro, no coração da área, elevou-se e cabeceou para o empate (1-1). Até ao final do tempo regulamentar, Diogo Fernandes foi herói ao impedir um remate já na pequena área de Smit e o embate seguiu para a disputa de grandes penalidades.

Nos onze metros, Diogo Fernandes foi herói ao defender duas grandes penalidades e Gonçalo Sousa selou a passagem dos azuis e brancos aos quartos de final. Gabriel Brás marcou o primeiro penálti, Anhá falhou o segundo perante um guarda-redes provocador a quem o gozo saiu caro. Diogo Fernandes parou o penálti que se seguiu, Gil Martins e João Teixeira marcaram, o guarda-redes azul e branco voltou a parar as intenções neerlandesas e o camisola sete fechou a contagem para regozijo dos da Invicta e perante um semblante muito mais carregado do número um adversário (4-3).

O FC Porto espera agora o desfecho do duelo entre Manchester City e Mainz para conhecer o adversário nos quartos de final da competição.

FICHA DE JOGO

AZ ALKMAAR-FC PORTO, 1-1 (3-4 após g.p.)
UEFA Youth League, oitavos de final
27 de fevereiro de 2024
Centro de treinos do AZ Alkmaar, nos Países Baixos

Árbitro: Ivana Projkovska (Macedónia do Norte)
Assistentes: Goce Petreski e Kushtrim Lika (Macedónia do Norte)
Quarto árbitro: Erwin Blank (Países Baixos)

AZ ALKMAAR: Kuijsten; Dijkstra, Mastoras, Atikallah, Dekkers, Kwakman, Smit, Oerip, Addai (cap.), Daal e Van den Ban
Substituições: Yoel van den Ban por Anthony Smits (74m), Dijkstra por Jeremiah Esajas (88m) e Oerip por Oud (90m)
Não utilizados: Kabba (g.r.); Lenssen, Bouziane e Robbemond
Treinador: Michael van Zijtveld

FC PORTO: Diogo Fernandes; Martim Fernandes, Gabriel Brás (cap.), Luís Gomes, Bernardo Ferreira, André Oliveira, António Ribeiro, Rodrigo Mora, Jorge Meireles, Gonçalo Sousa e Anhá Candé
Substituições: Luís Gomes por João Teixeira (55m), Rodrigo Mora por Gil Martins (55m), Martim Fernandes por Fábio Amaral (80m) e Jorge Meireles por Cardoso Varela (83m)
Não utilizados: Gustavo Lacerda (g.r.); Mariano Regal e Tiago Andrade
Treinador: Nuno Capucho

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Van den Ban (34m) e António Ribeiro (93m)
Disciplina: cartão amarelo a Martim Fernandes (31m), Dekkers (32m), Jorge Meireles (63m) e a Kuijsten (dois amarelos nas grandes penalidades). Vermelho a Kuijsten (nas grandes penalidades) e a Dijkstra (após o apito final)

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

Nuno Capucho: "Eles são a bandeira da formação do FC Porto"

“Formar a ganhar” é o “princípio básico” da equipa de sub-19, a “bandeira da formação” do clube, que vai defrontar o AC Milan, um “adversário difícil, competente e com qualidade técnica” nas meias-finais da Youth League (17h00, Porto Canal/FC Porto TV).

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.