Os possíveis adversários do FC Porto nos ‘quartos’ da UEFA Youth League

Os possíveis adversários do FC Porto nos ‘quartos’ da UEFA Youth League
| Desporto
Porto Canal

Portistas bateram o AZ nas grandes penalidades (4-3) após um empate a um golo no tempo regulamentar e seguem para os 'quartos' da UEFA Youth League. A equipa treinada por Capucho poderá agora defrontar o Mainz ou o Manchester City.

António Ribeiro manteve a esperança do FC Porto acesa com um golo aos 93 minutos, Diogo Fernandes alimentou-a com duas enormes defesas nos penáltis e Gonçalo Sousa deu a machadada final. Os azuis e brancos eliminaram o AZ Alkmaar (1-1, [4-3]), campeão em título, e vão agora disputar os quartos de final da Youth League contra o vencedor do Mainz-Manchester City (17h00).

Os Dragões entraram melhor na partida e, num espaço temporal de 30 segundos, tiveram duas claras oportunidades para se adiantarem no marcador. Primeiro, Rodrigo Mora foi desmarcado por Anhá Candé, não caiu perante a oposição, mas não conseguiu acertar na baliza. Depois, na sequência de um cruzamento de Gonçalo Sousa à direita, Jorge Meireles cabeceou ao segundo poste para defesa do guarda-redes e, na recarga, a tentativa do 11 voltou a esbarrar em Kuijsten.

Na única oportunidade de que dispuseram durante os primeiros 45 minutos, os da casa ganharam vantagem no duelo. Após uma saída rápida pela direita, a bola entrou nas costas da defesa portista em Van den Ban, que picou por cima de Diogo Fernandes (1-0). Até ao apito para o regresso aos balneários, nada se alterou.

Na segunda parte, Anhá Candé teve na cabeça uma chance de ouro para empatar a partida, mas atirou por cima. Servido por Gonçalo Sousa à direita e com espaço, o camisola nove não conseguiu direcionar a bola de cabeça para as redes do AZ (71m).

O melhor estava, no entanto, guardado para o fim. Aos 93 minutos, Gonçalo Sousa bateu o canto à direita e António Ribeiro, no coração da área, elevou-se e cabeceou para o empate (1-1). Até ao final do tempo regulamentar, Diogo Fernandes foi herói ao impedir um remate já na pequena área de Smit e o embate seguiu para a disputa de grandes penalidades.

Nos onze metros, Diogo Fernandes foi herói ao defender duas grandes penalidades e Gonçalo Sousa selou a passagem dos azuis e brancos aos quartos de final. Gabriel Brás marcou o primeiro penálti, Anhá falhou o segundo perante um guarda-redes provocador a quem o gozo saiu caro. Diogo Fernandes parou o penálti que se seguiu, Gil Martins e João Teixeira marcaram, o guarda-redes azul e branco voltou a parar as intenções neerlandesas e o camisola sete fechou a contagem para regozijo dos da Invicta e perante um semblante muito mais carregado do número um adversário (4-3).

O FC Porto espera agora o desfecho do duelo entre Manchester City e Mainz para conhecer o adversário nos quartos de final da competição.

+ notícias: Desporto

A visita do Presidente André Villas-Boas ao Olival

O novo presidente do FC Porto esteve esta quinta-feira no Olival, acompanhado por Zubizarreta, novo diretor desportivo, e José Pedro Pereira da Costa, CFO

Já são conhecidas as duas equipas que vão discutir título da Liga Europa

A Liga Europa de 2023/24 vai ser discutida entre a Atalanta e o Bayer Leverkusen. Os italianos bateram esta quinta-feira o Marseille por 3-0 (4-1 na eliminatória), enquanto que os alemães continuaram a senda imbatível com empate ao cair do pano (2-2), garantindo a passagem à final no agregado das duas mãos (4-2). O jogo decisivo está marcado para 22 de maio, em Dublin, na Irlanda.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.