"Há 22 anos na elite". O que diz a imprensa internacional em dia de aniversário de Pepe
Porto Canal
O capitão do FC Porto faz anos, facto que é notícia porque Pepe continua a bater recordes de longevidade ao mesmo tempo que se exibe com um elevado nível de rendimento numa das 16 melhores equipas da Europa. A jogar como sénior desde 2002 e a ganhar títulos desde 2004, é um colosso do desporto mundial, algo destacado pela imprensa internacional.
Num extenso artigo dedicado a Pepe, a 'Marca' recorda o atleta que vestiu a camisola do Real Madrid durante 10 temporadas.
O diário espanhol faz eco das palavras trocadas com Rio Ferdinand, após a vitória dos 'Dragões' na passada quarta-feira, frente ao Arsenal, e que correram mundo. "Como continuas a fazer isto?", perguntou o antigo defesa do Manchester United, questão lançada também pelos jornalistas do 'Marca'.
Com sede em Madrid, aquele que é um dos maiores jornais espanhóis faz contas ao longo rol de prémios e conquistas do internacional que está já "há 22 anos na elite", realçando que "o central luso ainda tem muito para dar", assumindo-se como uma "peça-chave no Europeu da Alemanha com Portugal, uma das seleções candidatas ao título pela mão de Roberto Martínez e Cristiano Ronaldo".
Por sua vez, o 'As' chama ao jogador do FC Porto "um animal de 41 anos".
O diário espanhol escreve que "o central soma e segue como titular no FC Porto e internacional com Portugal, batendo recordes de veterania na Champions, convertendo-se numa autêntica lenda, fazendo do seu nome um jogador histórico, tanto no futebol português como na Seleção".
Também a UEFA destacou o desempenho do craque portista na última partida para a Liga dos Campeões, através de um vídeo partilhado nas suas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Formado no Corinthians Alagoano do Brasil, Pepe mudou-se para a Europa em 2002. Representou o Marítimo até 2004, esteve três épocas no FC Porto e depois transferiu-se para o Real Madrid. Jogou no gigante espanhol durante dez temporadas, antes de passar um ano e meio no Besiktas e regressar a casa em janeiro de 2019. Os números falam por si: em 23 épocas desportivas, somou 745 jogos de clubes, marcou 43 golos e ganhou três Ligas dos Campeões, três Taças Intercontinental/Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia, quatro Ligas portuguesas, quatro Taças de Portugal, três Supertaças de Portugal, uma Taça da Liga de Portugal, três Ligas espanholas, duas Taças do Rei e duas Supertaças de Espanha. Obteve a cidadania portuguesa em 2007 e desde esse ano já realizou 134 encontros e marcou oito golos pela seleção de Portugal. Disputou quatro Mundiais e quatro Europeus e contribuiu decisivamente para as conquistas do Euro 2016 e da Liga das Nações de 2019.
São inúmeros os recordes de longevidade batidos por Pepe nos últimos anos. É, por exemplo, o jogador de campo mais velho de sempre a jogar e a marcar na Liga dos Campeões e o mais velho a faturar pelo FC Porto. O mais impressionante é que o capitão azul e branco não se distingue apenas pela idade, mas pela capacidade de manter um nível competitivo elevado à medida que os anos passam. Dá conta disso o facto de ser o atleta mais idade a integrar o onze ideal da Liga portuguesa e de ter feito parte dessa equipa nos últimos quatro anos consecutivos.
“Capitão e atleta de eleição”, segundo Jorge Nuno Pinto da Costa, e exemplo de profissionalismo de quem “até com meia perna joga”, de acordo com Sérgio Conceição, Pepe está de parabéns por completar 41 anos de idade e continuar a servir o FC Porto com qualidade e dedicação equiparáveis às dos melhores de sempre. A lenda continua.