Jorge Sobrado assume vice-presidência da CCDR-N para a Cultura e Património
Porto Canal / Agências
Jorge Sobrado, até este mês diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, é o novo vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para a Cultura e Património, Cooperação e Comunicação, foi esta sexta-feira divulgado.
De acordo com um comunicado da CCDR-N hoje enviado às redações, Jorge Sobrado "regressa agora à CCDR NORTE, IP para assumir as funções de vice-presidente para as áreas da Cultura e Património, Cooperação e Comunicação", após ter sido dirigente entre 2021 e 2022, sendo ainda quadro superior da instituição desde 1999.
"Este regresso acontece no contexto do reforço de competências das CCDR" com as alterações dos estatutos desde o início do ano, em que a Cultura e Património passa a ser uma das áreas acolhidas pela CCDR-Norte, "assumindo a sua governação regional em eixos como a salvaguarda do património cultural da região, a programação e promoção cultural ou o incentivo à leitura e o acesso à informação".
Jorge Sobrado é natural do Porto e licenciado em Ciências da Comunicação, sendo professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior, no Porto e em Coimbra.
Sobra foi desde dezembro de 2022 até fevereiro deste ano diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, tendo também exercido as funções de Diretor Municipal de Cultura e Património em regime de substituição.
"Entre 2017 e 2021, foi vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como adjunto do presidente da Câmara", recorda ainda a nota da CCDR-Norte divulgada hoje.
Já entre 2021 e 2022 foi dirigente da CCDR Norte com as responsabilidades de Estratégia e Relações Institucionais, e de coordenação das estratégias regionais de Cultura e Turismo.