Jorge Sobrado assume vice-presidência da CCDR-N para a Cultura e Património

Jorge Sobrado assume vice-presidência da CCDR-N para a Cultura e Património
| Norte
Porto Canal / Agências

Jorge Sobrado, até este mês diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, é o novo vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para a Cultura e Património, Cooperação e Comunicação, foi esta sexta-feira divulgado.

De acordo com um comunicado da CCDR-N hoje enviado às redações, Jorge Sobrado "regressa agora à CCDR NORTE, IP para assumir as funções de vice-presidente para as áreas da Cultura e Património, Cooperação e Comunicação", após ter sido dirigente entre 2021 e 2022, sendo ainda quadro superior da instituição desde 1999.

"Este regresso acontece no contexto do reforço de competências das CCDR" com as alterações dos estatutos desde o início do ano, em que a Cultura e Património passa a ser uma das áreas acolhidas pela CCDR-Norte, "assumindo a sua governação regional em eixos como a salvaguarda do património cultural da região, a programação e promoção cultural ou o incentivo à leitura e o acesso à informação".

Jorge Sobrado é natural do Porto e licenciado em Ciências da Comunicação, sendo professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior, no Porto e em Coimbra.

Sobra foi desde dezembro de 2022 até fevereiro deste ano diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, tendo também exercido as funções de Diretor Municipal de Cultura e Património em regime de substituição.

"Entre 2017 e 2021, foi vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como adjunto do presidente da Câmara", recorda ainda a nota da CCDR-Norte divulgada hoje.

Já entre 2021 e 2022 foi dirigente da CCDR Norte com as responsabilidades de Estratégia e Relações Institucionais, e de coordenação das estratégias regionais de Cultura e Turismo.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.