Núcleo central do Museu do Porto vai ser instalado na Alfândega

Núcleo central do Museu do Porto vai ser instalado na Alfândega
| Porto
Ana Francisca Gomes

O núcleo central do Museu do Porto vai passar a estar instalado no 1.o piso da ala nascente da Alfândega. A decisão foi aprovada por maioria esta segunda-feira em reunião de executivo, com a abstenção do Bloco de Esquerda.

A Câmara do Porto vai pagar, durante um período de dois anos, uma renda mensal de 12 mil euros pelo espaço de dois mil metros quadrados. Segundo a proposta, assinada pelo presidente da autarquia, a despesa está contemplada no orçamento da Direção Municipal de Cultura e Património para este ano.

Rui Moreira contextualiza que o município vai desenvolver até ao final do ano "o primeiro programa e configuração" do respetivo museu na Alfândega do Porto e que o edifício “reúne as condições espaciais e técnicas, geográficas e patrimoniais, históricas e simbólicas que se pretendem para um núcleo central do Museu do Porto".

"O Museu do Porto será o núcleo central da rede polinucleada que toma o seu nome, servindo de ponto de partida e chegada da sua experiência de conhecimento e visitação, assim como da demais oferta cultural, patrimonial e museológica da cidade", acrescenta o autarca.

+ notícias: Porto

Futuro das Avenidas Atlânticas “congelado” até que obras do Porto terminem

Ao que tudo indica o plano para as Avenidas Atlânticas vai ter de esperar que as restantes obras de mobilidade que avançam na cidade sejam terminadas. Apesar de se tratar de “uma questão de baldes de tinta”, as obras de organização daquelas vias não avançará até que seja ultimado o metrobus e a Avenida Nun’Álvares, entre a Foz do Douro e Nevogilde, informou o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

Restaurado painel de azulejos sobre o Túnel da Ribeira

O painel de azulejos "À cidade", localizado na Rua da Ribeira Negra, no Porto, já está restaurado, anunciou a Câmara Municipal no seu site oficial de notícias.

Oficial. "Descida da Cruz" deixa Matosinhos e segue para o Porto

O quadro “Descida da Cruz”, de Domingos Sequeira (1768-1837), vai estar exposto no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, a partir de 01 de junho. A informação foi avançada pela Fundação Livraria Lello, proprietária da obra. A exposição de longa duração do único museu nacional do Norte do país será então o próximo destino do quadro adquirido em março e que até lá estará no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos.