Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

“Sobre o futuro, falamos das duas linhas que estão mais adiantadas, com a novidade de que hoje mesmo submetemos as candidaturas de financiamento da Linha de Gondomar II [Estádio do Dragão - Souto] e da Linha da Trofa”, revelou aos jornalistas Emídio Gomes, no final de uma reunião de trabalho com o executivo da Câmara do Porto, que teve lugar esta tarde nos Paços do Concelho.

O presidente da Metro explicou que a Linha da Trofa terá um troço com metro ligeiro, nomeadamente do ISMAI até à freguesia de Muro, e outro com metrobus, entre Muro e Paradela.

Para já, a empresa tem 100 milhões de euros de financiamento garantidos, mas não esclareceu a que percentagem do valor total necessário para obra isso corresponde.

Já o concurso de conceção e construção destas duas linhas será lançado durante o ano.

“Tentaremos tudo para que seja ainda na primeira metade do ano. Se resvalar, será apenas um ou dois meses”, acrescentou Emídio Gomes.

+ notícias: Norte

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.

Sapadores de Braga já resgataram da rua 1.970 animais feridos ou doentes

A viatura de socorro animal do Batalhão de Bombeiros Sapadores de Braga já resgatou da via pública, desde 2020, ano em que começou a operar, 1.970 animais feridos ou doentes, revelou o município.