Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

“Sobre o futuro, falamos das duas linhas que estão mais adiantadas, com a novidade de que hoje mesmo submetemos as candidaturas de financiamento da Linha de Gondomar II [Estádio do Dragão - Souto] e da Linha da Trofa”, revelou aos jornalistas Emídio Gomes, no final de uma reunião de trabalho com o executivo da Câmara do Porto, que teve lugar esta tarde nos Paços do Concelho.

O presidente da Metro explicou que a Linha da Trofa terá um troço com metro ligeiro, nomeadamente do ISMAI até à freguesia de Muro, e outro com metrobus, entre Muro e Paradela.

Para já, a empresa tem 100 milhões de euros de financiamento garantidos, mas não esclareceu a que percentagem do valor total necessário para obra isso corresponde.

Já o concurso de conceção e construção destas duas linhas será lançado durante o ano.

“Tentaremos tudo para que seja ainda na primeira metade do ano. Se resvalar, será apenas um ou dois meses”, acrescentou Emídio Gomes.

+ notícias: Norte

Escolas em Creixomil e Urgezes em Guimarães elegíveis para obras urgentes

As escolas básicas 2,3 D. Afonso Henriques, em Creixomil, e Gil Vicente, em Urgezes, concelho de Guimarães, vão integrar a lista nacional de estabelecimentos de ensino que necessitam de intervenção urgente ou muito urgente, indicou o município.

Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

Dez distritos do continente estão sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, segundo o IPMA.

Pesca no rio Lima limitada a embarcações de pesca local a partir de terça-feira

O exercício da pesca comercial nas águas interiores não marítimas do rio Lima, sob jurisdição da Capitania de Viana do Castelo, fica limitado à utilização de embarcações de pesca local de convés aberto a partir de terça-feira.