Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento
Porto Canal/Agências
A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.
“Sobre o futuro, falamos das duas linhas que estão mais adiantadas, com a novidade de que hoje mesmo submetemos as candidaturas de financiamento da Linha de Gondomar II [Estádio do Dragão - Souto] e da Linha da Trofa”, revelou aos jornalistas Emídio Gomes, no final de uma reunião de trabalho com o executivo da Câmara do Porto, que teve lugar esta tarde nos Paços do Concelho.
O presidente da Metro explicou que a Linha da Trofa terá um troço com metro ligeiro, nomeadamente do ISMAI até à freguesia de Muro, e outro com metrobus, entre Muro e Paradela.
Para já, a empresa tem 100 milhões de euros de financiamento garantidos, mas não esclareceu a que percentagem do valor total necessário para obra isso corresponde.
Já o concurso de conceção e construção destas duas linhas será lançado durante o ano.
“Tentaremos tudo para que seja ainda na primeira metade do ano. Se resvalar, será apenas um ou dois meses”, acrescentou Emídio Gomes.
