Sondagens dão maioria absoluta ao PP na Galiza
Porto Canal
As sondagens divulgadas este domingo na imprensa galega dão conta de uma possível vitória com maioria absoluta do Partido Popular na Galiza.
A Sondaxe, numa sondagem elaborada a partir de 1.200 entrevistas entre 14 e 17 de fevereiro, aponta para que o PP consiga eleger 39 deputados, um a mais do necessário para conseguir garantir a maioria absoluta no Parlamento galego. Ainda assim, o partido de centro-direita perderia três deputados em relação aos que teve nos últimos anos.
O Bloco Nacionalista Galego aumenta a representação no Parlamento, mas não o suficiente para importunar a governação do PP. O partido liderado por Ana Pontón sobe de 19 para 25 deputados, segunda a sondagem da Sondaxe.
Já o Partido Socialista da Galiza deve perder deputados, descendo de 14 para 11 representantes na “Xunta”.
A Sondaxe aponta a que o Parlamento galego se mantenha com apenas três partidos representados, com o Vox, Sumar e Podemos a falhar a eleição de deputados.
Já a GAD3 dá também a maioria absoluta ao PP, mas abre a possibilidade de um quarto partido entrar na “Xunta”.
A empresa de sondagens dá conta que o PP deverá ter entre 39 e 40 deputados, o BNG entre 25 e 26, o PSdG com 9 ou 10, e o Democracia Ourensena, um novo partido, a poder eleger um representante.