FC Porto: Noite tranquila no conforto do lar. Crónica de jogo

FC Porto: Noite tranquila no conforto do lar. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

FC Porto recebeu e venceu o Estrela da Amadora (2-0) na 22.ª jornada da Liga.

O FC Porto regressou a casa e aos bons resultados, batendo o Estrela da Amadora por 2-0 e reduzindo a distância para os rivais de Lisboa que dividem o primeiro lugar do campeonato. No embate da ronda 22 que o Estádio do Dragão acolheu, Galeno marcou o primeiro, João Mário o segundo , os portistas somaram mais três e passam a deter 48 pontos, menos quatro do que Sporting (menos dois jogos) e Benfica (menos um).

Com Fábio Cardoso (expulso) e Wendell (quinto amarelo) de fora por motivos disciplinares, Sérgio Conceição lançou Otavio e Zaidu na metade esquerda da defesa mas o primeiro momento de relevo teve lugar na direita do ataque, quando Francisco Conceição cruzou e Evanilson desviou para defesa segura de Bruno Brígido.

Meia dúzia de minutos volvidos, igualmente de cabeça, Nico González também errou o alvo, tal como o próprio Evanilson no ataque seguinte. Os visitantes mostraram ao que vinham antes da meia-hora, saíram rápido para o ataque, obrigaram Zaidu a dar tudo para fazer um corte providencial e o nigeriano acabou por sair lesionado.

As bancadas saltaram já com Jorge Sánchez em campo: novo ataque sobre o corredor destro, Francisco solicita João Mário, o lateral cruza e Galeno só teve de encostar à boca da baliza (1-0). Os da Reboleira voltaram a dar um ar da sua graça, Diogo Costa respondeu à altura e, após recuperação no último terço, Francisco Conceição desperdiçou uma chance de ouro para dilatar a vantagem. Até ao intervalo, o camisola 10 ainda errou o alvo por pouco num remate em arco que passou perto do ângulo mais distante.

A etapa complementar arrancou morna, mas aqueceu rapidamente. Primeiro, Pepe serviu Galeno para o extremo luso-brasileiro receber e atirar ao lado; depois, do meio da rua, João Mário desferiu um remate cruzado e rasteiro que só parou no fundo das redes da baliza Norte (2-0).

Galeno viria a sair pouco depois, juntamente com Francisco Conceição, e ambos deram lugar às entradas de Gonçalo Borges e Iván Jaime. O médio ofensivo espanhol teve uma oportunidade de ouro para fazer o terceiro, porém acertou no boneco, e até ao triplo apito de Tiago Martins ainda houve tempo para Toni Martínez e André Franco renderem Evanilson e Nico González.

+ notícias: Desporto

Tomás Pérez: "Os adeptos fazem-nos querer ganhar e lutar ainda mais"

No final de mais um treino em Nova Jérsia e em vésperas da segunda jornada do Mundial de Clubes (quinta-feira, 20h00), Tomás Pérez confidenciou que se tem “adaptado muito bem” à realidade do FC Porto, “uma equipa muito unida” dentro da qual “a entreajuda é grande”. Em declarações aos meios do Clube, o médio argentino explicou que “todos os treinadores precisam de tempo” e que Martín Anselmi “transmite ideias muito boas para o grupo”, mostrando-se confiante de que é possível “fazer as coisas bem com tempo e com treino”.

Zé Pedro: "Temos que fazer por ganhar"

Na véspera da segunda jornada do Mundial de Clubes e depois do nulo contra o Palmeiras na ronda inaugural, Zé Pedro revela que o objetivo do FC Porto é “ir em busca dos três pontos” contra o Inter Miami (quinta-feira, 20h00) e continuar a encarar o torneio da FIFA “passo a passo e jogo a jogo”, porque “o próximo é o mais importante” e Lionel Messi “é um jogador que dispensa apresentações”.

FC Porto: Reta final da preparação para o Inter Miami-FC Porto

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quarta-feira na Universidade de Rutgers, em Nova Jérsia, onde concluiu a preparação para o jogo com o Inter Miami (quinta-feira, 20h00, TVI/DAZN), referente à segunda jornada do Grupo A do Mundial de Clubes e que terá como palco o Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.