Tribunal pronuncia-se sobre aliciamento de Boaventura a Lionn

Tribunal pronuncia-se sobre aliciamento de Boaventura a Lionn
| Desporto
Porto Canal

Teve lugar esta quarta-feira, no Tribunal de Matosinhos, a leitura do acórdão do julgamento de César Boaventura. De acordo com o acórdão lido pelo juiz, Boaventura tentou aliciar o ex-jogador do Rio Ave com uma proposta de 80 mil euros, que mais tarde subiu para os 100 mil.

O tribunal deu por provado que entre 19 e 20 de abril Boaventura telefonou a Lionn para lhe apresentar uma proposta de contrato. O jogador teria que facilitar frente ao Benfica e em troca receberia 80 mil euros em notas de 500 euros, subindo a oferta para 100 mil euros após a recusa do atleta.

 

Arrancou em janeiro o julgamento em que Boaventura é acusado pelo Ministério Público de três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada

Depois de Marcelo e Cássio, também Lionn confirmou no Tribunal de Matosinhos uma proposta para “facilitar” num jogo frente ao Benfica. O julgamento foi marcado por testemunhos de antigos jogadores que confirmaram as tentativas de aliciamento para perder em jogos contra o clube encarnado, na época 2015-16.

“Ele disse-me que tinha uma proposta para me fazer para o jogo do Benfica, que eram 80 mil euros em notas de 500 euros”, afirmou esta sexta-feira o atual diretor desportivo do Ribeirão 1968 FC.

Lionn afirmou perante o tribunal que lhe foi pedido que cometesse um penálti e fosse expulso durante o jogo, sinalizando a ação com um “murro no chão”.

Na sua primeira intervenção no julgamento, Boaventura refutou categoricamente as acusações dos ex-jogadores. “É uma pouca vergonha o futebol em Portugal. As pessoas deixaram de ter escrúpulos, acusa-se só por acusar. Estes jogadores não passaram dos salários base do futebol e, depois disto, ganharam muito dinheiro”, atirou o empresário.

 

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): João Magalhães destaca-se frente ao Japão

João Magalhães foi o maior destaque de Portugal na vitória frente ao Japão (46-28) que valeu o apuramento para os quartos de final do Mundial de sub-21 de andebol. O ponta esquerda do FC Porto marcou sete golos em tantos remates e recebeu o segundo prémio de MVP na prova, o quarto para jogadores azuis e brancos.

FC Porto (Basquetebol): Max Landis de saída

Max Landis não vai continuar a vestir a camisola azul e branca em 2025/26. Chegado ao Clube em 2019 proveniente da Alemanha, o base norte-americano de 32 anos conquistou uma Taça de Portugal e duas Supertaças em seis temporadas de azul e branco. Dois desses títulos foram arrecadados em 2024/25, época em que se consagrou como o melhor pontuador da Liga com 448 pontos convertidos.

FC Porto (Bilhar): Terceiro lugar no Nacional de bilhar às três tabelas

O FC Porto terminou o campeonato nacional de bilhar às três tabelas em terceiro lugar. Depois de vencerem todos os jogos da fase de grupos da final 8 frente a Sporting (6-2), Benfica (8-0) e A Portuguesa de Leça (8-0), os Dragões saíram derrotados da meia-final contra o Leça FC por 5-3 na sala de bilhar do Ginásio do Sul.