Perto de 30 ocorrências na Área Metropolitana do Porto devido ao mau tempo

Perto de 30 ocorrências na Área Metropolitana do Porto devido ao mau tempo
| Porto
Porto Canal/Agências

A chuva e o vento provocaram até às 13h00 desta quinta-feira um total de 146 ocorrências, principalmente nas regiões Norte e Centro do país, sem registo de danos pessoais, avançou fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“Desde as 0h00 até às 13h00 registámos um total de 146 ocorrências, distribuídas essencialmente pela região Norte e Centro do país”, disse à Lusa Paulo Santos, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo a mesma fonte, “a região mais afetada foi a Área Metropolitana do Porto, com 28 ocorrências, e a região de Coimbra com 27”, estando a maior parte destas ocorrências “relacionadas com o fator vento, uma vez que já provocou 55 quedas de árvores e 53 quedas de estruturas”.

O vento tem soprado “com uma intensidade até 85 quilómetros/hora”, tornado assim “visível as suas consequências”, acrescentou o comandante de serviço na ANEPC.

Ainda assim, Paulo Santos considerou tratar-se de um número reduzido de ocorrências, às quais “os diferentes agentes de proteção civil estão a dar as respostas necessárias”, e disse não ter “conhecimento de danos de maior ou de situações de mais risco para a vida humana”.

O responsável admitiu, no entanto, que com o acumulado da precipitação ao longo do dia seja natural também alguns deslizamentos de terra, devido a infiltrações, mais árvores a ceder e a formação de lençóis de água.

A ANEPC emitiu na quarta-feira um aviso à população para o risco de cheias e inundações face à previsão de chuva nas 48 horas seguintes.

O aviso decorre das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de chuva, por vezes forte, em especial no Minho e Douro litoral, vento com rajadas até 85 km/h, agitação marítima e a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Nesse período, poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamentos de terra e derrocadas, acidentes na orla costeira devido à agitação marítima e lençóis de água ou acumulação de gelo nas estradas.

Face às previsões, a Proteção Civil recomenda a adoção de comportamentos adequados e das principais medidas preventivas, “em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Em concreto, é recomendada a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adequada fixação de estruturas soltas, bem como “especial cuidado” na circulação junto a áreas arborizadas, junto da orla costeira e a adoção de uma condução defensiva.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).