Novo complexo muda skyline do Porto em Francos

Novo complexo muda skyline do Porto em Francos
| Porto
João Nogueira

Chama-se ICON e já está a mudar a paisagem da zona empresarial histórica da cidade do Porto. As três “torres” que se erguem no nó de Francos, entre a VCI e a Avenida AEP, fazem parte do novo complexo promovido pela empresa aveirense Civilria. A empreitada está já em fase final e no lugar onde outrora funcionou uma indústria metalúrgica vai nascer um novo centro económico da cidade.

O projeto é composto por três edifícios: dois destinados a escritórios e funções empresariais e um terceiro residencial.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Um dos edifícios, o “Icon 1”, já foi inaugurado e já é a casa da empresa de seguros Ageas, que abandonou a sede histórica na Rua do Campo Alegre. Já o “Icon 2” prepara-se para receber outras empresas. “A obra ficou concluída no final de 23 e obtivemos a respetiva autorização de ocupação. O edifício está colocado em 65% para empresas de primeira linha internacional”, referiu fonte da Civilria.

Ambos os edificados são assinados pelo arquiteto Luís Pedro Silva e o investimento global de toda a obra ronda os 100 milhões de euros.

A construtora não adiantou detalhes sobre as empresas que vão ocupar os andares dos edifícios para escritórios, uma vez que alguns dos contratos exigem confidencialidade. Mas sabe-se que a Vodafone já começou a desocupar o imóvel onde estava na Boavista, para migrar para o complexo “Icon” no início do segundo trimestre de 2024.

A mudança surge por meio de um conflito com o proprietário que se recusou a fazer obras na fachada.

Já o edifício de apartamentos conta com oito pisos e 168 fogos de tipologia T0 e T1. O rés-do-chão será ocupado com diferentes serviços, como espaços de “coworking”, um restaurante e um ginásio.

O projeto global deverá abrigar mais de 1400 postos de trabalho, numa área de escritórios aproximada de 17 mil metros quadrados. Também estão disponíveis 654 lugares de garagem.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).