Porque é que 2024 é bissexto e com um dia ‘extra’ em fevereiro?

Porque é que 2024 é bissexto e com um dia ‘extra’ em fevereiro?
| País
Porto Canal

O mês de fevereiro de 2024 conta com 29 dias no calendário, 24 horas a mais do que num ano comum. Mas a que se deve este dia ‘extra’ e porque é que acontece de quatro em quatro anos?

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O ‘culpado’ é na realidade o fenómeno de traslação do planeta Terra.

Se o fenómeno de rotação da Terra corresponde à sucessão de dias e noites, por um período de 24 horas, já a sucessão dos anos é atribuída à traslação do planeta, ou seja, ao tempo que o corpo celeste demora a fazer uma volta completa em torno do sol.

No total, a Terra demora 365,24 dias a fazer este percurso, o que faz com que a parte decimal seja adicionada ao ano seguinte. É por esse motivo que, de quatro em quatro anos, se tomou a decisão de adicionar um dia extra ao calendário.

O mês de fevereiro foi o escolhido por ser o mais pequeno, passando assim a ter 29 dias, a cada quatro anos, adoptando o nome de ano bissexto.

+ notícias: País

Portugal proibido de pescar carapau

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de segunda-feira, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Campanha em 600 farmácias para utentes doarem o troco das suas compras e ajudarem quem mais precisa

A campanha “Dê troco a quem precisa” arranca esta segunda-feira em cerca de 600 farmácias de todo o país que vão “convidar os utentes” a doar o troco das suas compras para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.

APAV ajudou oito crianças todos os dias durante os últimos dois anos

Mais de 5.660 crianças e jovens foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) nos últimos dois anos, um valor que subiu 18,2% no ano passado, chegando a uma média de oito por dia.