Porto entre as dez "melhores cidades do mundo" em 2024 

Porto entre as dez "melhores cidades do mundo" em 2024 
| Porto
Porto Canal

O Porto ocupa a 10.ª posição entre as 50 melhores cidades do mundo para 2024. O ranking da Time Out Global aponta as singularidades da capital do Norte que fazem dela um dos destinos mais procurados do planeta. 

A Invicta suplanta cidades como Paris, São Paulo, Los Angeles ou Amesterdão, sendo que “98 por cento dos locais consideram a sua cidade bonita e 82% romântica, mas a ideia a que não resistiram mesmo foi a do Porto ser uma cidade onde o copo está sempre cheio”.

"A excelência do Vinho do Porto é um dos aspetos destacados pela publicação internacional, não deixando de sublinhar que 98 por cento dos locais consideram a sua cidade bonita e 82% romântica. A riqueza da azulejaria é apontada também como uma das razões fortes para se gostar tanto da cidade, eleita, em 2022, o Melhor Destino de Cidade do Mundo", destaca a autarquia. 

Contudo, a vasta oferta vínica, seja em restaurantes, bares ou até museus é o aspeto mais frisado para a sua classificação. Porto é, assim, uma cidade onde o copo está sempre cheio. Há hotéis vínicos de renome como o The Yeatman, o The Lodge ou o Wine & Books; wine bars para brindar e petiscar, como o Genuíno, o A Certain Café ou o Tia Tia; há também a destacar as célebres caves para delícia dos turistas, caso das da Sandeman, Cockburn's ou Cálem, em Gaia e ainda um género de Disneyland do vinho o World of Wine.

No top das 50 cidades pelo mundo, o Porto fica só atrás de Nova Iorque, que lidera a lista e das que se lhe seguem: Cidade do Cabo, Berlim, Londres, Madrid, Cidade do México, Liverpool, Tóquio e Roma. Lisboa, por seu lado, ocupa o 13.º posto da lista.

A Time Out Global destaca na capital a sua luz, as colinas com as vistas para o Tejo, as esplanadas para desfrutar do sol, as praias a meia hora.

Recorde-se que está prevista para este ano a abertura do Time Out Market Porto na Estação de São Bento, aspeto igualmente destacado na publicação internacional.

+ notícias: Porto

Rui Moreira: "Se eu pudesse impedir uma manifestação de extrema-direita, impediria"

O presidente da Câmara Municipal do Porto garantiu este sábado que não tem poder para autorizar ou proibir manifestações, um direito consagrado na Constituição, e desafiou quem o critica a alterar a lei caso considere que esta está mal redigida.

PSP proíbe manifestação pelo direito ao espaço público no Porto

Uma manifestação agendada para este sábado no Porto para reclamar o direito ao espaço público, em que compareceram cerca de 50 crianças, jovens e adultos, foi proibida porque a PSP alegou “conflitos com “liberdade de circulação com demais cidadãos".

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.