César Boaventura quebra o silêncio e fala pela primeira vez no Tribunal de Matosinhos
Porto Canal
O empresário falou esta quarta-feira pela primeira vez no julgamento em que é acusado de corrupção por ter abordado quatro futebolistas, três do Rio Ave e um do Marítimo. Boaventura refutou categoricamente as acusações dos ex-jogadores que o acusaram de aliciamento para “facilitarem” num jogo frente ao Benfica, na época 2015-16.
“É uma pouca vergonha o futebol em Portugal. As pessoas deixaram de ter escrúpulos, acusa-se só por acusar. Estes jogadores não passaram dos salários base do futebol e, depois disto, ganharam muito dinheiro”, afirmou Boaventura.
O empresário acusa os jogadores de mentirem, confirmando no entanto que já esteve com o ex-jogador Lionn por uma vez em 2014 na discoteca Pacha, em Ofir, e que falou com Marcelo naquele que foi um contacto estritamente profissional.
Arrancou na passada quarta-feira no Tribunal de Matosinhos o julgamento em que Boaventura é acusado pelo Ministério Público de três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada. Em causa está o aliciamento dos jogadores Marcelo, Cássio, Lionn – os três, à época, ao serviço do Rio Ave – e de Salin – então no Marítimo – em jogos contra o Benfica na época 2015-16. De acordo com depoimento do antigo guardião vilacondense, Boaventura ter-se-á encontrado com Cássio no parque de estacionamento do Estádio dos Arcos no final de um treino da equipa, na quarta-feira que antecedeu o jogo com o Benfica, a 24 de abril de 2016.
“Ele apresentou-se como empresário e disse-me que tinha interesse que o Benfica vencesse e que eu facilitasse”, afirmou Cássio em tribunal esta quarta-feira.
O antigo guarda-redes contou ainda que Boaventura lhe ofereceu 60 mil euros para facilitar no jogo contra o Benfica. O empresário terá garantido ainda que “Marcelo e o Leon aceitaram”. Cássio garante ter abandonado de imediato o carro de Boaventura, recusado a proposta do empresário e que denunciou de imediato a tentativa de corrupção aos restantes jogadores e dirigentes do clube.