Obras do metro. Túnel do Campo Alegre não fecha e estrutura na Rua do Ouro será desviada

Obras do metro. Túnel do Campo Alegre não fecha e estrutura na Rua do Ouro será desviada
| Porto
João Nogueira

O presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga, esteve presente na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, onde esclareceu o executivo sobre o faseamento das obras e o avanço dos trabalhos na Linha Rubi. A empresa garante que o corte do Túnel do Campo Alegre não vai acontecer e que está a ser estudado o desvio de uma estrutura de obra na Rua do Ouro para não bater com a catenária do elétrico.

Segundo o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, Tiago Braga esclareceu o município sobre o faseamento das obras e a solução que a empresa de transportes arranjou para evitar o encerramento do túnel do Campo Alegre.

A obra deverá arrancar nos próximos dias com a montagem dos estaleiros, e, de acordo com o vice de Moreira, o programa dos trabalhos já tem em conta as preocupações do município, confirmando que o túnel do Campo Alegre “permanecerá aberto” durante todo o período de intervenções.

O fecho do túnel é evitado com alterações no projeto da obra, neste caso uma das entradas da futura estação do Campo Alegre, e que foram apresentadas ao município na reunião.

Este é um dos pontos que mais gerou discussão quanto ao processo de obra da nova Linha Rubi, uma vez que iria causar o agravamento dos problemas de trânsito na cidade. A alternativa da Metro do Porto surge para dar “resposta também àquilo que é o pensamento da população do Porto, que tem se mostrado extremamente preocupada”, quanto aos impactos das obras do metro e os seus atrasos, salientou Filipe Araujo.

Estrutura na Rua do Ouro

Mas as preocupações não se limitam ao túnel do Campo Alegre. Outra delas está relacionada com a Rua do Ouro, onde irá situar-se um dos pilares que vai sustentar a nova ponte para a linha de metro.

Está a ser estudado neste momento "o desvio de uma estrutura na Rua do Ouro". "Na própria construção do suporte à estrutura que depois vai permitir a betonagem da ponte, haverá ali uma aproximação entre a catenária e essa estrutura, que tem que ser salvaguardada e que está-se a estudada e que se pode desviar”, explicou o vice-presidente do autarquia.

Além do Campo Alegre, naquele ponto foi também salvaguardado pela Metro do Porto que serão garantidas as condições de circulação e mobilidade.

O prazo da conclusão da empreitada não estará em causa, "já que as alterações ao projeto de obra não o prevêem", admitiu Filipe Araújo, que lembrou que tal não pode acontecer uma vez que "a Linha Rubi tem financiamento do PRR e tem de estar concluída em 2026".

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