Futuro do JN em discussão na próxima segunda-feira 

Futuro do JN em discussão na próxima segunda-feira 
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

Personalidades da vida política, universitária e cultural reúnem-se na segunda-feira, no Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, para tentar viabilizar o Jornal de Notícias, revelou esta sexta-feira o presidente do CCD, Gouveia Santos.

Organizado pelo Grupo dos 24 daquele CCD, o evento terá intervenções do historiador e antigo jornalista do Jornal de Notícias (JN), Germano Silva, do antigo diretor do JN Manuel Tavares e também da antiga jornalista daquele diário portuense Cristina Azevedo, avançam em comunicado os promotores.

Para além de Gouveia Santos, está prevista a intervenção dos presidentes das câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Gondomar, Vila Nova de Famalicão e Matosinhos, acrescenta a nota de imprensa.

Em 06 de dezembro de 2023, em comunicado interno, a Comissão Executiva da Global Media Group, liderada por José Paulo Fafe, anunciou que iria negociar com caráter de urgência rescisões com 150 a 200 trabalhadores e avançar com uma reestruturação, que disse ser necessária para evitar "a mais do que previsível falência do grupo".

Empenhado em “arranjar condições” para o debate, Gouveia Santos pretende reunir “pessoas com responsabilidade e com capacidade para intervir neste processo e que tenham em consideração a importância que o Jornal de Notícias tem para o Porto, para o Norte, para o país”.

Questionado sobre se a reunião servirá para burilar alguma solução que esteja a ser preparada, afirmou que não, que desconhece “a existência de algum caminho que esteja a ser traçado”.

“O que sabemos, pelo contrário, é que não há solução no horizonte e queremos abrir a possibilidade a alguém ou alguma entidade de poder avançar com ideias, com possibilidade de êxito para que o JN continue a ser um jornal de referência, um órgão de comunicação social fundamental, como são também o Diário de Notícias, a TSF e o Jogo”, sintetizou o dirigente do CCD.

Centrando esforços na salvação do JN, assinalou que o jornal “faz parte da história de instituições” como a que preside, revelando terem sido feitos “convites institucionais e privados” para o encontro que decorrerá a partir das 21:00 no Auditório Arnaldo Trindade, nas instalações do CCD.

“Temos confirmação da presença de muita gente, pessoas ligadas às autarquias, universidade e da cultura, como o Pedro Abrunhosa e o Rui Reininho, sendo possível que também possa estar representado o mundo empresarial”, admitiu Gouveia Santos.

Manifestando-se convicto de “que alguma coisa de muito positivo vai sair desta reunião”, o líder do CCD alertou que “seria muito mau para o país e para a cidade que o JN terminasse a sua existência”.

O programa de rescisões na Global Media termina na quarta-feira, dia para o qual também foi convocada uma greve dos trabalhadores do grupo.

A greve foi aprovada pelas redações do Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN), TSF e O Jogo, em 29 de dezembro, depois de a administração do grupo ter informado os trabalhadores de que não tinha condições para pagar os salários referentes a dezembro.

+ notícias: Porto

Reaberto parque de estacionamento dos Poveiros no Porto

O parque de estacionamento subterrâneo da Praça dos Poveiros, no Porto, reabriu hoje depois de uma avaliação da Proteção Civil municipal verificar que estão reunidas as condições de segurança, avançou esta quinta-feira a autarquia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.