Ministro admite que INEM terá menos capacidade de resposta à noite

Ministro admite que INEM terá menos capacidade de resposta à noite
| País
Porto Canal/Agências

O ministro da Saúde reconheceu esta sexta-feira que a emergência pré-hospitalar terá menos capacidade de resposta com menos dois helicópteros operacionais durante a noite nos próximos meses, mas acredita que dois serão suficientes para responder às necessidades.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou na quinta-feira que dois dos quatro helicópteros que utiliza no socorro vão deixar de operar à noite a partir do dia 01 de janeiro.

Comentando esta decisão aos jornalistas, à margem da cerimónia dos 100 anos do IPO de Lisboa, o ministro da Saúde afirmou que o INEM promoveu as medidas para garantir que, com os outros dois helicópteros, se faz o serviço noturno de acordo com a casuística que é necessária.

Manuel Pizarro disse esperar que o concurso que está a ser desenvolvido permita chegar rapidamente “a um resultado que recupere a capacidade operacional plena dos quatro helicópteros de emergência”.

“O nosso sistema de emergência pré-hospitalar é felizmente um sistema como deve ser, com redundância, isto é com capacidade de resposta em situações de pressão aumentada, o que vai acontecer é que nos próximos meses” serão reduzidos para dois os helicópteros que estão em funcionamento no território continental no período noturno.

O governante adiantou que, pela experiência adquirida, se sabe que a ativação noturna dos helicópteros ocorre muito menos vezes da ativação durante o dia.

“Estamos convencidos de que esses dois helicópteros que se mantêm durante a noite serão suficientes para dar resposta às necessidades que existem”, afirmou.

No entanto, reconheceu que o objetivo “é que o sistema funcione com redundâncias”, e que desse ponto de vista nos próximos meses haverá menos capacidade de prevenir algumas falhas.

Ainda assim, manifestou a convicção de que estes meses serão superados “sem alarmes”.

Segundo o INEM, os helicópteros em causa são os que operam a partir de Viseu e Évora, tendo o presidente do instituto afirmado que a situação se deve manter no máximo durante seis meses.

Os outros dois helicópteros, baseados em Macedo de Cavaleiros e Loulé, manterão o seu funcionamento 24 horas por dia, segundo um comunicado do INEM.

O INEM explica que o ajuste resulta de, numa consulta de mercado, o instituto só ter recebido duas respostas, uma delas com a solução que se vai implementar a partir de janeiro.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do INEM, Luís Meira, explicou que o valor disponível para este serviço passou de 7,5 para 12 milhões de euros anuais.

E disse que, na consulta pública que foi feita para manter o serviço até ao fim de um concurso internacional que vai acontecer, das duas empresas que responderam, uma apresentou valores acima dos limites e a outra, a atual, disse que só poderia manter dois helicópteros 24 horas por dia.

O responsável disse esperar que esta situação dure no máximo seis meses, e que depois do concurso se regresse aos quatro helicópteros disponíveis 24 horas por dia.

Explicou ainda que, não sendo a situação ideal, também não deixarão de ser dadas as respostas necessárias aos utentes.

Além disso, acrescentou, as missões dos helicópteros em período noturno representam cerca de 20% a 25% dos casos, e na grande maioria são situações de transportes inter-hospitalares.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.