Álvaro Siza condecorado pelo Presidente da República no dia em que recebeu Prémio Portugalidade

Álvaro Siza condecorado pelo Presidente da República no dia em que recebeu Prémio Portugalidade
| Porto
Porto Canal

Álvaro Siza condecorado pelo Presidente da República na sessão do Prémio Portugalidade, atribuído pela Fundação Ilídio Pinho e que aconteceu na Câmara Municipal de Lisboa.

O arquiteto foi condecorado com a a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada, no mesmo dia em que recebeu o Prémio Portugalidade, atribuído pela Fundação Ilídio Pinho, pela obra de uma vida. O galardão distingue as personalidades que trabalham na “promoção, divulgação e defesa dos valores da portugalidade”. Por sua vez, a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada tem por fim distinguir o mérito literário, científico e artístico.

Já é a quarta vez que o arquiteto é galardoado pela Presidência da República Portuguesa. Desde 1992, é Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e é detentor da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique desde 1999. Mais recentemente, em 2017, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.