“Não vamos continuar a pagar os presentes de Natal”. Porto admite ficar de fora da futura empresa metropolitana de transportes

“Não vamos continuar a pagar os presentes de Natal”. Porto admite ficar de fora da futura empresa metropolitana de transportes
| Norte
Porto Canal

A futura empresa de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP) poderá avançar sem a participação do município do Porto, realçou Rui Moreira em entrevista exclusiva ao Porto Canal.

“O Porto tem a sua participação nos transportes bem definida. A STCP tem uma estrutura em conjunto com a CP e a Metro do Porto chamada TIP que, basicamente, trata da bilhética, daquilo a que nós chamamos o andante. É uma empresa altamente rentável e que funciona. Subitamente, a AMP quis criar uma empresa metropolitana de transportes que iria absorver a TIP, dissolvendo-se a TIP e passando lá para dentro”, frisa Rui Moreira, não se mostrando disponível para aderir.

“Porque é que nós vamos sacrificar uma estrutura em que nós, através da STCP, estamos bem, em que CP está bem, em que a Metro está bem para resolvermos os problemas dos outros autarcas?”, questiona o autarca portuense.

Em causa está a criação de uma empresa metropolitana de transportes para gerir a rede Unir, que entrou ao serviço na AMP em dezembro, que integraria os Transportes Intermodais do Porto (TIP), o agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante.

O TIP é participado em igual percentagem (33,3%) pela Metro do Porto, pela STCP (cuja maioria do capital pertence à Câmara do Porto) e pela CP – Comboios de Portugal, e é responsável pelo sistema de bilhética Andante, que foi implementado em toda a rede Unir.

“É uma empresa que dá lucro, vai distribuir, este ano, cerca de três milhões de dividendos, naturalmente esses dividendos são importantes para a STCP, e o serviço que o TIP presta é um serviço muito interessante”, reforça Rui Moreira.

Assim, o independente deixa uma garantia. O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) “vai continuar a existir, mas nós relativamente a esta fatia, doravante olharemos mais de uma forma mais egoísta do que olhávamos”, assegura Rui Moreira.

+ notícias: Norte

Duas pessoas hospitalizadas após serem atacadas por dois cães na própria habitação em Matosinhos

Duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital, uma delas em estado grave, na tarde deste domingo, após serem atacadas por dois cães no interior da própria habitação, na Rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.