Rui Moreira: “Não vamos deixar cair o Coliseu”

Rui Moreira: “Não vamos deixar cair o Coliseu”
| Porto
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, garante que irá candidatar a reabilitação do Coliseu do Porto a fundos europeus por iniciativa do município, deixando de fora a intervenção da Área Metropolitana do Porto, que chumbou esta sexta-feira o apoio metropolitano a uma candidatura a fundos para a requalificação da infraestrutura.

“Nós não vamos deixar cair o Coliseu, se for preciso candidatar teremos de ser nós a candidatar o Coliseu, já não no âmbito da AMP, mas no âmbito do município do Porto, mas se for assim a AMP tem de fazer o favor de deixar de ser sócia dos Amigos do Coliseu”, afirmou Rui Moreira aos jornalistas no final de uma reunião do executivo, que contou com a presença diretor do Coliseu, Miguel Guedes.

“A contribuição que a Área Metropolitana tem dado para os Amigos do Coliseu é zero. Não havendo, de facto, uma vontade política, mais vale não nos incomodarmos uns aos outros”, continuou o edil.

As declarações do presidente da autarquia surgem depois de a proposta de distribuição das verbas por município, levada a votação na reunião da AMP na sexta-feira ter sido rejeitada pelos municípios de Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Valongo e Vale de Cambra, inviabilizando a candidatura.

Os municípios defendem uma reflexão mais profunda tendo como ponto de partida um levantamento dos equipamentos que, tal como Coliseu do Porto - cujo valor patrimonial e histórico dizem não estar em causa - sejam de âmbito metropolitano.

Para o futuro, Rui Moreira defende que as votações do município do Porto vão ser menos solidárias a nível metropolitano, depois de sete municípios terem cotado contra.

“Iremos doravante, a não ser que nos interesse, avaliar as propostas uma a uma, mas aquelas que dependiam do Porto em termos de solidariedade metropolitana”, começou Rui Moreira apontando que o Porto tem uma parcela per capita reduzida nos fundos do Portugal 2030, contudo com esta votação, defende o edil “vamos também olhar para nós naquilo que são os interesses do município do Porto”.

+ notícias: Porto

Shopping Cidade do Porto abriu portas há 30 anos

O Shopping Cidade do Porto completa, este sábado, 30 anos de existência. O centro comercial, situado no coração da Boavista, nasceu sem licença legal de construção nos anos 90, situação que se desenrolou num processo judicial que só conheceu o fim em 2015. Findada a polémica, a infraestrutura apostou na modernização, componente que abraça o trigésimo aniversário.

Regulador diz à Área Metropolitana do Porto para "retirar as devidas ilações" sobre queixas dos utentes da Unir

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) recomendou à Área Metropolitana do Porto (AMP) que retire "as devidas ilações" acerca das queixas dos passageiros da Unir, afirmando que, num ano, não recebeu qualquer denúncia vinda da entidade metropolitana.

Porto, o Nosso Movimento vai apresentar candidato às autárquicas de 2025

O ‘Porto, Nosso Movimento’ acredita que o seu papel não se esgota com o final de mandato de Rui Moreira. Por isso, a Assembleia Geral do Porto, que esteve reunida na noite desta sexta-feira, vai apresentar um candidato às eleições autárquicas de 2025. A informação foi avançada pela associação cívica em comunicado enviado às redações.