Pizarro critica “atitude mesquinha” de municípios que chumbaram apoio para obras no Coliseu

Pizarro critica “atitude mesquinha” de municípios que chumbaram apoio para obras no Coliseu
| Porto
Porto Canal

Manuel Pizarro criticou a posição dos municípios da Área Metropolitana do Porto que chumbaram a candidatura da reabilitação do Coliseu do Porto a fundos europeus, defendendo que “o Coliseu do Porto representa muito para a cidade, para a região e para o país”.

O ministro da Saúde, através de uma publicação nas redes sociais, mostra-se desapontado com o bloqueio protagonizado pelos municípios de Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Valongo e Vale de Cambra, na reunião da Área Metropolitana do Porto (AMP) de sexta-feira (15 de dezembro).

“Como português e como portuense, tenho muita vergonha por ver uma estranha coligação minoritária de municípios PS / PSD e CDS bloquear o apoio financeiro da Área Metropolitana do Porto a obras estruturais, absolutamente indispensáveis para manter o Coliseu. É uma atitude mesquinha”, escreve Pizarro.

O médico e político, que já foi vereador da Câmara Municipal do Porto, deputado à Assembleia da República, lembra a história do Coliseu do Porto recuando a 1958 para lembrar o momento em que “Humberto Delgado fez um dos mais impressionantes comícios contra a ditadura. Foi no Coliseu que tantos, como eu, assistiram a espetáculos inolvidáveis”, defende.

“É uma catedral da cultura e um espaço de liberdade”, escreve o atual ministro da Sáude, que assumiu a pasta da Saúde em setembro de 2022 após a saída de Marta Temido.

Manuel Pizarro, que foi presidente da Federação Distrital do Porto do PS entre 2016 e 2022, lembra ainda 1995 quando surgiram rumores sobre uma eventual venda do Coliseu à IURD (Igreja Universal do Reino de Deus). Altura em que “o Porto, o Grande Porto, que ultrapassa muito as fronteiras do concelho, se ergueu para defender o Coliseu”, escreve. Desta forma, defende que “desde essa altura, o Coliseu é um edifício público e a sua administração integra o Ministério da Cultura, a Área Metropolitana do Porto e a Câmara Municipal do Porto”.

Manuel Pizarro termina defendendo a posição tornada pública do presidente da Câmara Municipal do Porto. “O presidente Rui Moreira está coberto de razão”, pode ler-se.

Moreira garantiu que irá candidatar a reabilitação do Coliseu do Porto a fundos europeus por iniciativa do município, deixando de fora a intervenção da Área Metropolitana do Porto e convidando o Conselho Metropolitano do Porto a abandonar a Associação Amigos do Coliseu, que gere o espaço.

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.