“É uma pouca vergonha”. Gondomarense continua a ‘rodar’ disfarçada de UNIR

“É uma pouca vergonha”. Gondomarense continua a ‘rodar’ disfarçada de UNIR
| Porto
Maria Abrantes

Os antigos autocarros da empresa de transportes Gondomarense continuam a circular nos concelhos de Gondomar e de Vila Nova de Gaia, apesar da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, a UNIR, ter começado a operar, no passado dia 1 de dezembro.

O que parecia um “adeus” nas viagens a bordo da Gondomarense foi, na realidade, um “até já”, uma vez que que alguns dos antigos autocarros brancos de lista verde continuam a fazer algumas carreiras com destino a Valongo, por exemplo.

“Não entrem nesse autocarro, está avariado!” Disse um passageiro, quando saía, em Campanhã, de um dos antigos autocarros, que ficou ali parado por vários minutos, enquanto o motorista aguardava indicação para seguir viagem com destino a Valongo. No cenário, uma fila de passageiros que esperava para entrar no dito autocarro e uma nuvem de fumo que saía do veículo.

A explicação não é óbvia, mas o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, não tem dúvidas de que se trata de “uma pouca vergonha”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com o autarca, o esquema é complexo e frustrante, não sendo suposto que estes antigos autocarros ainda circulem nestas condições. “Está tudo em incumprimento”, diz Marco Martins, ao explicar o negócio: “A Gondomarense vendeu 40 autocarros à Auto Viação Feirense que, por sua vez, usa uma parte desses autocarros em Vila Nova de Gaia, onde ganhou o lote, e outra parte dos autocarros usa em Gondomar, onde a ALSA ganhou o lote, mas subcontratou a Feirense”.

Por sua vez, a Next Continental, detentora da ALSA, “esclarece que alguns autocarros que foram da Gondomarense estão provisoriamente a operar, mas com o símbolo da UNIR e ao serviço da UNIR, sendo que isto acontece porque ainda se aguarda a atribuição das matrículas, por parte das autoridades, para os autocarros novos que estão no parque poderem começar a circular. Esperamos poder obter essas matrículas até ao final do ano”.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.