Temperaturas a Norte vão baixar para valores negativos. Conheça as recomendações para lidar com o frio

Temperaturas a Norte vão baixar para valores negativos. Conheça as recomendações para lidar com o frio
| Norte
Porto Canal

O frio e tempo seco vão ocupar o lugar da chuva a partir desta quarta-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para uma descida de temperaturas mínimas que podem chegar a valores negativos no Norte do país. De acordo com a previsão, domingo será o mais frio dos próximos dias.

A cidade do Porto tem previsão de “descida de temperatura, em especial da mínima” para esta quarta-feira, aponta o IPMA. As mínimas são de de 8ºC e as temperaturas máximas marcam os 14ºC nos termómetros.

As temperaturas mínimas devem, ainda assim, baixar para os 6ºC já esta quinta-feira. Contudo é a partir de domingo que devem atingir o valor mais baixo com previsões de 3ºC, que se deverão prolongar até segunda-feira.

No distrito de Braga as temperaturas mínimas vão mesmo chegar aos zero graus no domingo, sendo que o sol começa a marcar presença já esta quarta-feira e a partir de quinta-feira não há qualquer previsão de chuva.

Em Bragança os termómetros vão mesmo chegar a valores negativos, com previsões de -1ºC para temperatura mínima também no domingo, com máximas de 10ºC. A partir desta quinta-feira as mínimas apontam para 1ºC e a partir de sexta as mínimas devem cifrar-se nos 0ºC.

Nota ainda para o primeiro alerta da época para a possibilidade de formação de gelo ou geada nos locais abrigados do interior Norte, a partir de quinta-feira.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem recomendações à população para lidar com as temperaturas mais baixas. Evitar saídas à rua, optar por bebidas quentes e sopas e usar agasalhos são algumas das medidas que deve adotar para lidar com o frio.

O SNS sugere que deve “preferir alimentos ricos em nutrientes para ajudar o sistema imunitário no combate a infeções e doenças características desta época”, sendo também “fundamental manter uma boa hidratação para que o organismo possa repor as perdas e evitar doenças típicas da estação, como por exemplo as doenças associadas às vias respiratórias”.

Quando a opções em relação à roupa “o vestuário deve ajustar-se à temperatura exterior, com especial atenção às extremidades – mãos, pés e cabeça”, pode ler-se no documento do Serviço Nacional e Saúde.

As recomendações do SNS:
<0ºC – evite sair à rua e expor-se ao frio extremo
0ºC/5ºC – tenha cuidado com a formação de gelo, já que pode provocar quedas
5ºC/10ºC – prefira sopas e bebidas quentes e use luvas, cachecol, gorro para proteger as extremidades
10ºC/15ºC – agasalhe-se e hidrate-se

+ notícias: Norte

Cidade de Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026, a segunda cidade portuguesa a obter o título, depois de Lisboa (2020), “reconhecendo o compromisso contínuo” deste município do distrito de Braga com a sustentabilidade ambiental.

Siderúrgica Megasa na Maia suspende atividade devido a aumento de preço da energia

A Megasa-Siderurgia Nacional voltou esta terça-feira a parar a produção nas fábricas do Seixal e da Maia, devido à “duplicação do preço de mercado da energia”, antecipando que a situação se repita na quarta-feira e quinta-feira, segundo um comunicado.

Plenário e greve condicionam novamente rede Unir sobretudo em Gaia e Espinho

Um plenário de trabalhadores da Auto-Viação Feirense, na quinta-feira, e uma greve, na próxima segunda-feira, vão condicionar novamente o serviço da rede Unir, sobretudo em Gaia e Espinho, após a paralisação de há um mês.