Temperaturas altas e chuva dão lugar a tempo frio e seco a partir de quarta-feira

Temperaturas altas e chuva dão lugar a tempo frio e seco a partir de quarta-feira
| Norte
Porto Canal

Depois de dias de temperaturas de “inverno”, o arranque da semana pautou-se por uma mudança que irá ser revertida a partir de dia 13, quarta-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira valores de temperatura máxima que poderão atingir os 20ºC, com a temperatura mínima a não ir além dos 15ºC. O céu vai estar nublado, apresentando-se temporariamente pouco nublado durante a tarde no interior e no litoral da região Centro e períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral.

De acordo com as previsões, o vento vai estar, em geral, fraco do quadrante sul, soprando moderado (20 a 30 km/h) no litoral, e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas. Para aqueles que se arriscarem nas praias nortenhas, as ondas poderão atingir os três metros, com a temperatura da água do mar a variar os 17ºC.

Até ao final de terça-feira espera-se que continuem a passar superfícies frontais frias de atividade fraca a moderada, com ocorrência de precipitação em especial nas regiões Norte e Centro.

Mas este é um cenário que muda a partir de quarta-feira, dia 13 de dezembro, com a ocorrência de uma acentuada mudança do estado do tempo em Portugal Continental. Segundo o IPMA, o território passa a estar sob a influência de um anticiclone que se localizará a norte da Península Ibérica e que trará tempo seco e frio sem precipitação prevista.

O vento irá soprar fraco a moderado de sul/sudoeste até dia 13, rodando neste dia para o quadrante norte e para o quadrante leste a partir de dia 14, prevê o IPMA.

Dessa forma, o IPMA aponta para uma descida gradual da temperatura com valores para sexta-feira, dia 15, que irão variar entre os 8 graus e 17 graus de temperatura máxima e entre 0 graus e 10 graus de temperatura mínima.

A cidade do Porto poderá por isso ver a temperatura mínima descer dos 15ºC de segunda-feira para uns 6ºC em apenas 48 horas. Estas temperaturas mínimas deverão manter-se até ao final da semana e estender-se mesmo para sábado e domingo.

Nota para o primeiro alerta da época para a possibilidade de formação de gelo ou geada nos locais abrigados do interior Norte, a partir de quinta-feira.

+ notícias: Norte

Casal de idosos encontrado morto em casa em Viseu

Um homem, de 80 anos, e uma mulher, de 77, foram esta segunda-feira encontrados mortos em casa em Mortágua, distrito de Viseu, adiantou à agência Lusa fonte da GNR, acrescentando que a situação envolveu uma arma de fogo.

Guimarães quer criar polo tecnológico no setor espacial 

A cidade de Guimarães vai implementar um plano estratégico para a criação de um ‘Space Hub’, um polo tecnológico que visa a promoção do setor espacial, nomeadamente das tecnologias relacionadas com o ‘Novo Espaço’ (New Space).

A28 reabre nove horas após acidente em Vila do Conde

A Autoestrada A28 reabriu ao trânsito pelas 16h00 no sentido Porto - Viana do Castelo, após ter estado praticamente nove horas cortada devido a um acidente de um camião que transportava automóveis, confirmou fonte oficial da GNR à Lusa.