Portuenses continuam a criticar substituição de paragens de autocarro, principalmente nos dias de mau tempo

Portuenses continuam a criticar substituição de paragens de autocarro, principalmente nos dias de mau tempo
Porto Canal
| Porto
Maria Pinto Silva

Os principais motivos de reclamações continuam a ser a falta de proteção para a chuva, as paragens com bancos inclinados e de costas para a estrada. No total, foram 650 as novas paragens de autocarro instaladas pela Câmara do Porto por toda a cidade em 2022 e todas elas geraram desde o início muita discórdia entre os utilizadores.

Relativamente aos bancos, alguns passageiros referem que há paragens cujos bancos são inclinados, permitindo apenas encostar, e não sentar. Dessa forma, esta situação coloca em causa os passageiros com mobilidade reduzida.

A instalação destes novos abrigos resultou da assinatura dos contratos de concessão de mobiliário urbano da Autarquia, em março do ano passado. De acordo com a Câmara Municipal do Porto, as novas paragens "oferecem maior conforto para os utilizadores, mais luminosidade e estão dotados com tecnologias de informação e apoio aos utentes da rede de autocarros da cidade".

Paragens de costas para a rua “são péssimas”

Quando começou a substituição, os passageiros foram surpreendidos por algumas paragens estarem colocadas ao contrário, de costas para a faixa de rodagem, ou pela falta de assentos. Mais de um ano depois, são vários os passageiros que continuam a reclamar da forma como as paragens foram construídas.

Numa dessas paragens, na Rua de S. Dinis, Otília Santos está à espera do autocarro e lamenta ter de estar de costas para a estrada. “Estas novas paragens são péssimas. Nem resguardam do frio, nem da chuva, bem conseguimos ver os autocarros a vir”, revela ao Porto Canal a utilizadora diária da STCP. E, sobre estas, a Câmara do Porto diz que seguiu o modelo usado em muitas cidades da Europa com abrigos menos impactantes para a paisagem urbana. O modelo é inspirado no exemplo do Reino Unido e da Irlanda, com paragens que abrigam os passageiros da água projetada pelos veículos em circulação.

Os dias de mau tempo na cidade Invicta fazem com que os portuenses gostem ainda menos das paragens de autocarro. “Estamos na paragem e apanhamos chuva por todos os lados. Molha tudo, estas paragens são horríveis. As antigas eram muito melhores”, afirma Lurdes Araújo, utilizadora diária das paragens ao pé do Hospital de São João.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.

Operação Natal da Metro do Porto começa a 30 de novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos Aliados ocorrerá a cerimónia de inauguração das luzes e da árvore de natal, seguida do concerto do cantor Fernando Daniel.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.