Dia em cheio no Porto. Costa inaugura novas carruagens do metro e Duarte Cordeiro vista obras da linha Amarela

Dia em cheio no Porto. Costa inaugura novas carruagens do metro e Duarte Cordeiro vista obras da linha Amarela
| Porto
Porto Canal

Esta quarta-feira foi um dia preenchido a Norte. António Costa inaugurou as novas carruagens da Metro do Porto logo pela manhã e Duarte Cordeiro visitou a extensão da linha Amarela.

Os novos veículos da Metro do Porto, comprados à chinesa CRRC Tangshan, entraram ao serviço esta quarta-feira, pelas 11h00, com a viagem inaugural, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa e do autarca portuense, Rui Moreira.

Por sua vez, Duarte Cordeiro, também de visita ao Porto, aproveitou para ver como estão a decorrer os trabalhos de extensão da linha Amarela, que vão ligar Santo Ovídio a Vila d’Este e verificou que as obras estão prestes a ficar concluídas.

A linha Rosa deverá ser também inaugurada em 2024, e o metrobus poderá ter as duas fases concluídas na mesma altura.

Em relação à linha Rubi, muita foi a polémica que se instaurou nos últimos tempos, sobretudo no que diz respeito aos constrangimentos que poderá vir a causar na via pública, contudo parece já haver certezas de que deverá avançar no máximo até à segunda semana de janeiro do próximo ano.

O ministro do Ambiente espera que estes investimentos prossigam no futuro e que o próximo governo “não estrague o que foi feito”.

António Costa deseja também que este legado não se perca com o encerramento deste ciclo. 

+ notícias: Porto

Alojamento é dificuldade cada vez maior para estudantes sem bolsa no Porto

O custo do alojamento continua a ser a maior dificuldade para os estudantes universitários em Lisboa e no Porto, e para as famílias de classe média sem acesso à bolsa, alertam federações académicas.

Na semana em que os combustíveis estão em modo 'sobe' e 'desce', onde é mais barato atestar no Grande Porto?

A próxima semana começa com ligeiras alterações nos preços dos combustíveis.

O tempo no Grande Porto vai mudar? Saiba com o que contar na primeira semana de março

Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, a partir desta segunda-feira, períodos de chuva, céu muito nublado, queda de neve nas terras altas, acima dos 1000/1200 metros e uma pequena subida da temperatura, em particular a mínima no interior Norte.