Dia em cheio no Porto. Costa inaugura novas carruagens do metro e Duarte Cordeiro vista obras da linha Amarela

Dia em cheio no Porto. Costa inaugura novas carruagens do metro e Duarte Cordeiro vista obras da linha Amarela
| Porto
Porto Canal

Esta quarta-feira foi um dia preenchido a Norte. António Costa inaugurou as novas carruagens da Metro do Porto logo pela manhã e Duarte Cordeiro visitou a extensão da linha Amarela.

Os novos veículos da Metro do Porto, comprados à chinesa CRRC Tangshan, entraram ao serviço esta quarta-feira, pelas 11h00, com a viagem inaugural, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa e do autarca portuense, Rui Moreira.

Por sua vez, Duarte Cordeiro, também de visita ao Porto, aproveitou para ver como estão a decorrer os trabalhos de extensão da linha Amarela, que vão ligar Santo Ovídio a Vila d’Este e verificou que as obras estão prestes a ficar concluídas.

A linha Rosa deverá ser também inaugurada em 2024, e o metrobus poderá ter as duas fases concluídas na mesma altura.

Em relação à linha Rubi, muita foi a polémica que se instaurou nos últimos tempos, sobretudo no que diz respeito aos constrangimentos que poderá vir a causar na via pública, contudo parece já haver certezas de que deverá avançar no máximo até à segunda semana de janeiro do próximo ano.

O ministro do Ambiente espera que estes investimentos prossigam no futuro e que o próximo governo “não estrague o que foi feito”.

António Costa deseja também que este legado não se perca com o encerramento deste ciclo. 

+ notícias: Porto

Shopping Cidade do Porto abriu portas há 30 anos

O Shopping Cidade do Porto completa, este sábado, 30 anos de existência. O centro comercial, situado no coração da Boavista, nasceu sem licença legal de construção nos anos 90, situação que se desenrolou num processo judicial que só conheceu o fim em 2015. Findada a polémica, a infraestrutura apostou na modernização, componente que abraça o trigésimo aniversário.

Regulador diz à Área Metropolitana do Porto para "retirar as devidas ilações" sobre queixas dos utentes da Unir

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) recomendou à Área Metropolitana do Porto (AMP) que retire "as devidas ilações" acerca das queixas dos passageiros da Unir, afirmando que, num ano, não recebeu qualquer denúncia vinda da entidade metropolitana.

Porto, o Nosso Movimento vai apresentar candidato às autárquicas de 2025

O ‘Porto, Nosso Movimento’ acredita que o seu papel não se esgota com o final de mandato de Rui Moreira. Por isso, a Assembleia Geral do Porto, que esteve reunida na noite desta sexta-feira, vai apresentar um candidato às eleições autárquicas de 2025. A informação foi avançada pela associação cívica em comunicado enviado às redações.