Em que ponto estão as obras na Avenida da Boavista?

Em que ponto estão as obras na Avenida da Boavista?
| Porto
Maria Abrantes

Há pouco menos de uma semana a Metro do Porto anunciava nas redes sociais a conclusão da colocação de novo asfalto na Avenida da Boavista, a propósito da obra de construção da linha de metroBus "Boavista-Império”. Verdade, em parte. Porque, apenas o sentido descendente tem novo piso, faltando, contudo, a intervenção em alguns troços.

“Falta ainda intervir nos dois sentidos do troço entre a Casa da Música e a Rua António José da Costa (estima-se que tal ocorra em meados de janeiro) e na interseção entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa (já em dezembro)”, esclarece a Metro do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Neste momento, “a intervenção acontece, sobretudo, no sentido ascendente da Avenida da Boavista, com a circulação rodoviária a fazer-se aqui pelo corredor central desta artéria, de modo a que sejam sempre mantidas duas faixas de trânsito em cada sentido”, acrescenta ainda a entidade responsável pela obra.

Ou seja, no sentido ascendente, desde a interceção entre a Avenida Marechal Gomes da Costa e a rotunda da Boavista, não se avista ainda qualquer troço com novo pavimento, mas sim obra em andamento.

Críticas levam Metro do Porto a retificar largura dos passeios

A obra do metroBus gerou alguma contestação, devido a um troço do projeto que previa o estreitamento dos passeios. Situação que levou inclusive o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto a admitir, em exclusivo ao Porto Canal, que as críticas eram “completamente pertinentes” e que o projeto seria retificado.

Porto Canal

Menos de um mês depois, os ditos passeios “foram já alargados, em prejuízo de alguns lugares de estacionamento que, por seu turno, deixaram de existir”, confirma a Metro do Porto.

A empreitada que vai garantir a ligação Boavista-Império, através de metroBus, termina no final de julho de 2024.

+ notícias: Porto

Porto entre os três distritos onde as mulheres mais sofrem de violência

Os distritos com mais mulheres vítimas de crimes de violência em 2022 e 2023 são Lisboa, com 5.327 casos, Faro com 4.060 vítimas e o Porto com 3.270, segundo dados da Associação de Apoio à Vitima (APAV).

Túneis das Antas com circulação condicionada para manutenção periódica durante período noturno

Os acessos aos túneis das Antas I e II, no Porto, vão estar condicionados ao trânsito, entre quarta-feira e sábado, para manutenção de elementos da via pública (substituição dos painéis de mensagem variável), informou esta segunda-feira a autarquia.

Executivo do Porto unânime em repudiar ataques em vigílias solidárias com Palestina

O executivo da Câmara do Porto foi esta segunda-feira unânime em repudiar os ataques verbais e físicos de que os cidadãos que se têm manifestado em solidariedade com o povo palestiniano têm sido alvo na cidade.