Em que ponto estão as obras na Avenida da Boavista?
Maria Abrantes
Há pouco menos de uma semana a Metro do Porto anunciava nas redes sociais a conclusão da colocação de novo asfalto na Avenida da Boavista, a propósito da obra de construção da linha de metroBus "Boavista-Império”. Verdade, em parte. Porque, apenas o sentido descendente tem novo piso, faltando, contudo, a intervenção em alguns troços.
“Falta ainda intervir nos dois sentidos do troço entre a Casa da Música e a Rua António José da Costa (estima-se que tal ocorra em meados de janeiro) e na interseção entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa (já em dezembro)”, esclarece a Metro do Porto.
Ver esta publicação no Instagram
Neste momento, “a intervenção acontece, sobretudo, no sentido ascendente da Avenida da Boavista, com a circulação rodoviária a fazer-se aqui pelo corredor central desta artéria, de modo a que sejam sempre mantidas duas faixas de trânsito em cada sentido”, acrescenta ainda a entidade responsável pela obra.
Ou seja, no sentido ascendente, desde a interceção entre a Avenida Marechal Gomes da Costa e a rotunda da Boavista, não se avista ainda qualquer troço com novo pavimento, mas sim obra em andamento.
Críticas levam Metro do Porto a retificar largura dos passeios
A obra do metroBus gerou alguma contestação, devido a um troço do projeto que previa o estreitamento dos passeios. Situação que levou inclusive o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto a admitir, em exclusivo ao Porto Canal, que as críticas eram “completamente pertinentes” e que o projeto seria retificado.
Menos de um mês depois, os ditos passeios “foram já alargados, em prejuízo de alguns lugares de estacionamento que, por seu turno, deixaram de existir”, confirma a Metro do Porto.
A empreitada que vai garantir a ligação Boavista-Império, através de metroBus, termina no final de julho de 2024.