Do alto da Lapa, Siza regressa ao passado e renova histórica “ilha” do Porto
Pedro Benjamim
O Monte da Lapa, histórica “ilha” no centro do Porto, está a ser requalificada numa iniciativa do atelier Pedra Líquida, que conta com o traço do arquiteto Siza Vieira.
O arquiteto, que recentemente inaugurou uma nova ala no Museu de Serralves, tem também uma ligação às tradicionais “ilhas” do Porto através do bairro em S. Victor e no bairro da Bouça, através do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), no pós-25 de abril de 1974.
Ver esta publicação no Instagram
O atelier dos arquitetos Nuno Grande e Alexandra Coutinho adquiriu o terreno em 2014. Seguiu-se a fase das negociações e a obra arrancou em 2020 com o objetivo de terminar em 2025.
O Monte da Lapa terá 28 habitações, sendo dez para quem já lá morava e 18 destinado a arrendamento de média e longa duração. O projeto contempla também um restaurante e uma pousada, naquela que será a única nova construção, já que o projeto se foca na reabilitação do edificado pré-existente.
O plano aponta 1696 m2 construídos, num terreno com uma área total de 2448m2. O investimento total ascende aos 4,7 milhões de euros, do atelier Pedra Líquida com o empreendimento hoteleiro Casa do Conto.
A mais de um ano da conclusão do projeto, foi lançado um livro fotográfico, com imagens de Pedro Cardigo, sobre o projeto de construção. Um primeiro volume de Monte da Lapa, sendo que está prevista a publicação de um segundo volume para 2025, ano de conclusão da obra.