UEFA proíbe adeptos do Benfica em Salzburgo
Porto Canal
O Benfica divulgou esta quarta-feira um comunicado onde anuncia que o clube "foi notificado pela UEFA de que está impedido de ter adeptos no próximo jogo fora na Liga dos Campeões, diante do Salzburgo."
"A decisão da UEFA tem por base os incidentes verificados no último jogo diante da Real Sociedad, em San Sebastián", pode ser lido no comunicado emitido.
Recorde-se que o jogo entre Benfica e Real Sociedad, em solo espanhol e a contar para a Liga dos Campeões, ficou marcado por cenas de violência fora e dentro do estádio. Nas ruas de San Sebastian, dezenas de adeptos benfiquistas encapuzados provocaram distúrbios que resultaram em detenções e hospitalizações.
Ver esta publicação no Instagram
Já dentro do recinto desportivo, os adeptos do Benfica atiraram tochas para a bancada adversária, gesto que foi de imediato condenado pelo clube espanhol, bem como pela imprensa desportiva internacional.
No final da partida, Jokin Aperribay, presidente da Real Sociedad, anunciou que queria que os adeptos do Benfica "fossem presos".
“Foi muito feio, mas temos imagens, a Real Sociedad vai agir criminalmente contra aqueles que lançaram tochas, se puderem ser presos serão, não podemos permitir que essas pessoas saiam de San Sebastián, entregaremos imagens para identificar estes delinquentes”, garantiu o dirigente.
Adeptos do Benfica atiraram tochas para uma zona de adeptos da Real Sociedad.pic.twitter.com/Og1q2pCTrR
— B24 (@B24PT) November 8, 2023
Após os desacatos, três pessoas acabaram identificadas e detidas, bem como apreendido todo o material pirotécnico que possuíam.
Em termos desportivos, o jogo ficou maracado pela quarta derrota da equipa portuguesa na fase de grupos da Liga dos Campeões, levando os 'encarnados' a ocupr a última posição do grupo D, com quatro derrotas em quatro jogos e apenas um golo marcado.