Temperaturas descem a partir desta terça-feira

Temperaturas descem a partir desta terça-feira
| País
Porto Canal/Agências

Depois de semanas com temperaturas acima da média para a altura do ano, Portugal continental vai registar a partir desta terça-feira máximas e mínimas típicas para o mês de novembro. Uma massa de ar polar é a principal responsável por esta mudança, tal como explicou ao Porto Canal o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que as temperaturas vão descer significativamente esta terça-feira na ordem dos 3 a 5/6 graus ou até 7 graus em alguns locais do continente, relativamente a segunda-feira.

“Apesar da descida, as temperaturas estão dentro da média para esta altura do ano. O que têm estado é muito acima da média até 19 de novembro. Para esta terça-feira estão previstas máximas a rondar os 13 a 14/15 graus e mínimas entre 1 e 5 graus no interior, 0 graus nos locais mais abrigados e no restante território entre 6 a 12 graus ”, disse.

De acordo com Maria João Frada, esta descida da temperatura está associada a um fluxo de norte que transporta uma massa de ar polar na circulação do anticiclone relativamente intenso que está a oeste/sudoeste das Ilhas Britânicas.

“Essa massa além de ser mais fria e responsável pela descida das temperaturas traz também vento associado. Apesar de as temperaturas estarem dentro da média para a época, o vento vai dar sensação de frio”, disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, na quarta-feira está prevista nova descida de 2 a 3 graus das temperaturas, diminuição do vento e noites frias.

“Para os próximos dias, o frio vai manter-se e não está prevista precipitação pelo menos até ao fim de semana”, disse.

+ notícias: País

Sindicatos da Global Media muito preocupados com atrasos nos salários

Os delegados sindicais do Global Media Group (GMG) manifestaram esta segunda-feira, através de comunicado, “a mais profunda preocupação com o atraso no pagamento dos salários do mês de dezembro”.

29 hospitais do SNS vão receber reforço de equipamento médico

Quase três dezenas de unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão receber equipamentos médicos pesados, num investimento de 117 milhões de euros que inclui a compra de seis robots cirúrgicos, anunciou esta terça-feira a direção-executiva do SNS (DE-SNS).

Azeite: preço trava exportações, mas portugueses continuam a consumir

As vendas de azeite embalado em Portugal recuaram 1%, entre janeiro e outubro, face ao ano anterior, mas a subida dos preços fez as exportações quebrarem 28% até setembro, indicou a Casa do Azeite, em resposta à Lusa.