Câmara de Gaia aprova aumento do tarifário da água e saneamento para 2024

Câmara de Gaia aprova aumento do tarifário da água e saneamento para 2024
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia aprovou esta segunda-feira, com os votos contra do PSD, o aumento do tarifário da água e saneamento, a partir do segundo escalão, para 2024.

Na proposta, a que a Lusa teve acesso, a autarquia, liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, explicou que a atualização dos preços se deve à inflação.

“No que respeita aos serviços de abastecimento de água e saneamento o aumento que se propõe teve em conta a evolução de preços decorrentes da inflação, mas salvaguardando a acessibilidade económica dos utilizadores”, sustenta.

Assim, em 2024, o tarifário da água para consumos domésticos sofre alterações no segundo, terceiro e quarto escalão, sendo que quem está no primeiro escalão, o que significa que tem consumos até aos cinco metros cúbicos, vai continuar a pagar 0,60 euros por metro cúbico.

Com esta atualização, o metro cúbico do segundo escalão passa de 0,75 para 0,90 euros, no terceiro escalão o valor aumenta de 1,80 para 2,00 euros e no quarto escalão sobe de 2,00 para 2,10, refere a proposta.

O aumento dos preços da água também se fazem sentir para as tarifas especiais, nomeadamente as familiares e sociais.

“Com os tarifários propostos, os gaienses vão ter de suportar um aumento considerável da fatura mensal, sendo que as atualizações do preço da água e do saneamento são de valor muito superior ao valor da inflação, previsto para 2024, mesmo incorporando a correção necessária pelo facto de não ter havido atualização em 2023”, disse o vereador do PSD Rui Pereira Rocha na justificação do voto contra à proposta.

Falando num aumento de 20%, o social-democrata considerou que os gaienses vão ter de pagar uma fatura “demasiado onerosa em tempos muito difíceis”.

Além do acréscimo nos valores da água, o tarifário mensal de saneamento também regista um aumento quer para o segundo escalão, quer para as tarifas especiais.

O valor do primeiro escalão mantém-se nos 0,60 euros, passando a alteração pelos valores do segundo e terceiro escalão que aumentam de 0,75 para 0,90 euros e de 1,50 para 1,90 euros, respetivamente.

“Regista-se, aqui, também um acréscimo na mesma ordem de grandeza [da água], ou seja, de 20%”, frisou Rui Pereira Rocha.

+ notícias: Norte

Matosinhos junta-se ao Porto e inicia processo para a instalação de câmaras de videovigilância

A Câmara Municipal de Matosinhos já iniciou o processo para a instalação de câmaras de videovigilância, nomeadamente em zonas de maiores riscos do concelho, revelou Luísa Salgueiro.

Tribunal manda devolver ao proprietário cavalos resgatados de exploração em Ermesinde

O Tribunal de Valongo mandou devolver ao proprietário os seis cavalos resgatados em fevereiro de 2022, pela Intervenção e Resgate Animal (IRA), de uma exploração em Ermesinde, revelou esta quarta-feira a advogada daquela associação, Raquel Ferreira.

Pingo Doce julgado por cobrar mais 0,49 euros em embalagem de queijo na Maia

A cadeia de supermercados Pingo Doce vai ser julgada no Tribunal da Póvoa de Varzim por alegadamente cobrar mais 49 cêntimos por uma embalagem de queijo de ovelha com azeitona preta, segundo uma decisão judicial consultada esta quarta-feira pela Lusa.