Existe uma praceta da Palestina no centro do Porto?
Maria Pinto Silva
Em novembro deste ano foi colocada no cruzamento da Rua Fernandes Tomás com a Rua Sá da Bandeira uma placa a identificar aquela praça com o nome de “Praceta da Palestina”.
Ao que tudo indica, a placa foi colocada por Miguel Januário, artista da 'Underdogs Gallery', que partilhou o momento na rede social X, antigo Twitter. A colocação da placa naquele local teve como objetivo a promoção de uma manifestação pró-Palestina para apelar ao fim dos conflitos em Gaza.
Ver esta publicação no Instagram
As opiniões dos portuenses dividem-se. Se por um lado há quem defenda que “a Palestina precisa de pessoas que digam que ela tem que ser livre”, outros consideram que “mudar o nome de uma praça não é de todo necessário e existem outros meios para ajudar”.
No passado dia 5 de novembro centenas de pessoas manifestaram-se pela paz no Médio Oriente, apelando ao fim da ocupação da Palestina. A manifestação teve início na chamada 'Praceta da Palestina' e estendeu-se até à praça D. João I. A paralisação foi convocada pelo Movimento pelos Direitos do Polo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses e pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação.