Halloween chega ao Porto à boleia de família americana
Catarina Cunha
É na rua da Vilarinha, no Porto, que encontramos uma casa mascarada com decorações de Halloween. Não estamos nos Estados Unidos da América (EUA), onde esta tradição é levada à risca, mas existem abóboras e fantasmas que assustam os três pisos (interior e exterior) da habitação dos nova-iorquinos Gonzalez, residentes no Porto há cinco anos.
Ver esta publicação no Instagram
Anualmente, a família dedica o mês de outubro para decorar a sua habitação com um sem número de enfeites. “Começamos a decorar há três anos, nós adoramos, é muito divertido e traz-nos muita alegria. Tornou-se uma tradição”, conta Kate, junto do marido Heath e dos seus filhos Noah e Ethan.
A decoração muda de figura todos os anos e começa a ser definida em janeiro. Contudo, só em setembro é que os americanos colocam mãos à obra. “Todos os anos há um novo enfeite. Temos artigos que trouxemos das nossas viagens pelos Estados Unidos da América e Espanha, mas também há outros que nós fazemos, somos pessoas muito criativas”, continua Kate, explicando que faz questão de envolver os seus dois rapazes no processo criativo.
“Há pessoas de todas as idades a visitarem a nossa casa”
A atração é cobiçada por todos aqueles que passam na rua da Vilarinha, sobretudo os mais novos, algo que os leva a prosseguir com a brincadeira. “Os vizinhos gostaram tanto que as decorações começaram a crescer. Há pessoas de todas as idades a passar por aqui para tirarem fotografias”, comenta Heath. Aliás, este ano, e após insistência de alguns apreciadores, o casal americano criou uma página de Instagram dedicada às decorações de Halloween.
No lar deste agregado familiar, o Halloween estende-se ao interior da habitação, onde não há um canto, ou divisão, onde não se encontre um cenário ‘assustador’.Este ano, Heath, Kate, Noah e Ethan vão abrir as portas da sua residência, das 18 horas às 21 horas, para receber o ‘Doce ou Travessuras’. “Toda a gente gosta de doces”, atira Kate entusiasmada pela festa desta noite.