Ana Catarina Mendes fora da corrida: “Não sou candidata à liderança do PS”

Ana Catarina Mendes fora da corrida: “Não sou candidata à liderança do PS”
| Política
Porto Canal

São vários os nomes que surgiram para a liderança do Partido Socialista (PS), entre eles Ana Catarina Mendes, que à chegada à reunião da Comissão Política Nacional, anunciou que não se vai candidatar à liderança.

“Tendo tido uma enorme honra de ter participado neste ciclo político, queria, em primeiro lugar, dizer que não sou candidata à liderança do Partido Socialista”, afirmou Ana Catarina Mendes.

“Não contactei, como era de esperar, nenhuma estrutura do PS para esta decisão, porque entendi que até às palavras do Presidente da República, o silêncio se impunha", frisou a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, acrescentando que o PS “vai sair vencedor”, das eleições anunciadas para 10 de março de 2024.

A Comissão Política do PS está reunida depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter anunciado a dissolução do Parlamento e ter convocado eleições legislativas para 10 de março de 2024.

À entrada para a comissão, o ainda primeiro-ministro, António Costa, afirmava que “o país não merecia ser de novo chamado a eleições”, depois de os socialistas terem apresentado Mário Centeno como possível sucessor de Costa evitando a dissolução da Assembleia da República.

Depois de escutar o Conselho de Estado ao longo da tarde desta quinta-feira, o Presidente da República decidiu dissolver a Assembleia da República e convocar eleições antecipadas.

Marcelo Rebelo de Sousa confirmou ainda que o Orçamento do Estado vai ser aprovado antes da dissolução do Parlamento. A Assembleia da República vai permanecer em funções até ao dia 15 de janeir

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".