Aviões da Emirates vão voltar a aterrar no aeroporto do Porto

Aviões da Emirates vão voltar a aterrar no aeroporto do Porto
Foto: Emirates
| Porto
Pedro Benjamim

A Emirates anunciou que irá retomar a ligação aérea ao Porto em 2024. O anúncio foi feito pelo responsável da companhia em Portugal, David Quito. “Contamos que o Porto seja relançado durante o próximo ano, porque é um destino em Portugal que vai completar essa peça que falta”, assegura o country manager citado pelo canal de informação da Câmara do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Para David Quito “uma peça desse puzzle de sucesso em Portugal que ainda falta é o Porto. Não está esquecida e vai recomeçar no próximo ano financeiro da companhia aérea, que decorre de abril de 2024 a março de 2025”.

A nova ligação aérea será efetuada nos novos Airbus A350, que a companhia aérea irá receber no próximo ano. "A Emirates não tem tido novos equipamentos nos últimos anos, a sua frota é muito estável, composta essencialmente pelos A380 e os Boeing 777. Assim, o A350 vai ser um equipamento completamente novo na companhia, com configuração em três classes, executiva, económica premium e económica", explicou o responsável pela companhia aérea em Portugal.

A Emirates espera receber 50 novos Airbus A350-900, no próximo ano. De acordo com a agência Reuters, numa notícia de maio deste ano, as primeiras unidades devem ser entregues em agosto de 2024, referindo declarações do responsável de operações da companhia aérea num jornal local.

Em novembro de 2022, o website da especialidade Kiosque da Aviação referia que depois do reforço da operação para o aeroporto de Lisboa para números de 2019, David Quito apontava que “fica o Porto para se trabalhar durante o próximo ano [2023] e a partir do segundo semestre de 2024 talvez haja surpresas”.

De acordo com David Quito, o regresso da ligação ao Porto fará com que a Ásia fique mais perto do Porto. “Continuamos a ter Portugal como destino de eleição para muitos mercados asiáticos, designadamente, a Índia e China. A Coreia do Sul, Taiwan, Austrália continuam a funcionar muito bem e a Emirates é uma das companhias aéreas mais utilizadas nas rotas da Ásia, onde continuamos a ter muito êxito”, afirma.

Em julho de 2019, a Emirates inaugurava a ligação ao Aeorporto Francisco Sá Carneiro com um Boeing 777. A ligação contemplava quatro ligações semanais, que foram interrompidas em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Porto Canal

Boeing 777 aterra no Aeroporto Francisco Sá Carneiro em 2019 (Foto: Miguel Nogueira | Porto.)

A frota da Emirates, de acordo com informação divulgada pela companhia relativa a outubro de 2023, inclui 260 aviões, entre eles os Airbus A380 e ainda os Boeing 777. A companhia do Médio Oriente voa para 144 destinos, que irão aumentar com a reintegração do Porto.

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Dia da Luta contra a Homofobia no Porto. Comissão critica autarquia por não convidar associações

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ criticou esta quinta-feira a Câmara do Porto por não convidar as associações a participarem nas iniciativas do Dia da Luta contra a Homofobia, mas autarquia assegura que convite foi enviado quarta-feira.

Limpeza de dívida ajuda Metro do Porto a candidatar-se a fundos europeus

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, considerou esta quinta-feira que com a 'limpeza' da dívida da Metro do Porto e perda de posição na empresa, a AMP ajuda a transportadora a candidatar-se a fundos europeus.