Crise no SNS deverá estender-se durante o mês de novembro

Crise no SNS deverá estender-se durante o mês de novembro
| País
Porto Canal

Os condicionamentos no SNS vão continuar a marcar o mês de novembro. A Norte, os hospitais de Chaves e de Penafiel vão ter algumas urgências fechadas.

Deverá ser um mês atribulado no que toca à saúde. A crise no SNS tem sido uma realidade nos últimos tempos, e ao que parece ainda não vai ser em novembro que vai dar tréguas.

O Governo e os profissionais de saúde ainda não chegaram a acordo.
Em causa estão as reivindicações e falta de enfermeiros e médicos que, por todo o país, pedem melhores condições de trabalho.

A Norte, são vários os hospitais com constrangimentos nos serviços de urgência.

Em Chaves, além do fecho da Urgência Pediátrica, a recusa dos médicos às horas extra também levará ao encerramento das Urgências Médico-cirúrgica e de Ortopedia.

Em Penafiel, o Bloco de Partos e a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia encerrarão no dia 1 de novembro, e o Hospital Padre Américo só conseguirá assegurar Urgência Pediátrica até ao dia 14 do mesmo mês.

Futuro ainda incerto noutros hospitais. É o caso de Braga, onde os vários condicionamentos ao longo do mês de outubro ainda se podem ver com o número de camas reduzido nos Cuidados Intensivos, a partir de novembro.

Ao Porto Canal, o Hospital de Santa Maria da Feira descarta estarem previstos encerramentos no próximo mês, mas também alerta para o facto de não poderem ser dadas garantias, por ser uma situação imprevisível.

Com o encerramento das várias urgências, os utentes vêem-se obrigados a procurar outro serviço de saúde nas proximidades, o que tem levado à sobrecarga dos hospitais centrais. Alguns deles alertam que podem vir mesmo a colapsar.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.