Crise no SNS deverá estender-se durante o mês de novembro

Crise no SNS deverá estender-se durante o mês de novembro
| País
Porto Canal

Os condicionamentos no SNS vão continuar a marcar o mês de novembro. A Norte, os hospitais de Chaves e de Penafiel vão ter algumas urgências fechadas.

Deverá ser um mês atribulado no que toca à saúde. A crise no SNS tem sido uma realidade nos últimos tempos, e ao que parece ainda não vai ser em novembro que vai dar tréguas.

O Governo e os profissionais de saúde ainda não chegaram a acordo.
Em causa estão as reivindicações e falta de enfermeiros e médicos que, por todo o país, pedem melhores condições de trabalho.

A Norte, são vários os hospitais com constrangimentos nos serviços de urgência.

Em Chaves, além do fecho da Urgência Pediátrica, a recusa dos médicos às horas extra também levará ao encerramento das Urgências Médico-cirúrgica e de Ortopedia.

Em Penafiel, o Bloco de Partos e a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia encerrarão no dia 1 de novembro, e o Hospital Padre Américo só conseguirá assegurar Urgência Pediátrica até ao dia 14 do mesmo mês.

Futuro ainda incerto noutros hospitais. É o caso de Braga, onde os vários condicionamentos ao longo do mês de outubro ainda se podem ver com o número de camas reduzido nos Cuidados Intensivos, a partir de novembro.

Ao Porto Canal, o Hospital de Santa Maria da Feira descarta estarem previstos encerramentos no próximo mês, mas também alerta para o facto de não poderem ser dadas garantias, por ser uma situação imprevisível.

Com o encerramento das várias urgências, os utentes vêem-se obrigados a procurar outro serviço de saúde nas proximidades, o que tem levado à sobrecarga dos hospitais centrais. Alguns deles alertam que podem vir mesmo a colapsar.

+ notícias: País

GNR regista 10 mortes em 1.231 acidentes na operação Natal e Ano Novo 2024/2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.231 acidentes com 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos ligeiros desde as 00h00 de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.