Centro Comercial STOP vai ser classificado

Centro Comercial STOP vai ser classificado
| Porto
Porto Canal

Rui Moreira anunciou a intenção de a Câmara do Porto classificar o Centro Comercial STOP. Em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, o autarca portuense garantiu que a intenção da medida de proteção é impedir que o imóvel seja “alvo de uma voragem especulativa imobiliária.”

“Quando chegámos à Câmara do Porto, o STOP estava numa situação ilegal”, começou Moreira por sublinhar a antiguidade do problema. Mas o STOP é um problema “agora”, e o presidente da Câmara garante sentir “em particular” como um problema, por ter a “dupla função de ter o pelouro da Cultura e ser uma pessoa que gosta muito de cultura, que gosta muito de música.”

Apesar de ter um filho que toca no STOP e que é frequentador daquele espaço, o independente recorda que, ao mesmo tempo, é presidente de câmara, tendo por isso "uma responsabilidade civil e criminal da manutenção da lei.” “E se houver ali uma tragédia, sou o responsável”, remata.

Câmara do Porto vai classificar STOP

“Não tendo o Governo sido capaz, ou ter tido condições, para classificar [o imóvel], a Câmara do Porto vai conseguir classificar o STOP.” Em cima da mesa, garante Moreira, não está apenas a classificação do “uso, mas de uma parte do edifício.”

O presidente da autarquia afirma que não será possível a classificação de todo o imóvel, mas a classificação parcial do edifício e do uso, acredita, irá “acabar com um argumento ou com a possibilidade de o STOP ser demolido, sendo transformado num hotel ou seja o que for.” No fundo, que seja "“alvo de uma voragem especulativa imobiliária", como temem os músicos.

Com o processo de classificação, a alteração do tipo de uso do edifício está barrada pela câmara. Também a fachada do edifício situado na Rua do Heroísmo será alvo de classificação municipal, o que impedirá a sua demolição futura.

O processo está concluído pelos serviços municipais e aguarda o parecer da Direção Regional de Cultura do Norte.

Hora da Verdade com Rui Moreira from Público on Vimeo.

 

 

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Arranca o Porto/Post/Doc que conta com um documentário sobre centro comercial Stop

O festival Porto/Post/Doc inicia esta sexta-feira a 11.ª edição e até 30 de novembro vai questionar que futuro tem a Europa e os seus valores fundamentais, contando com um programa intitulado “O Movimento dos Povos”, que se prolonga até 2026.

Filas de trânsito extensas no acesso à Ponte da Arrábida após acidente ligeiro

Um sinistro que decorreu na manhã desta sexta-feira está a causar extensas filas de quilómetros junto à Ponte da Arrábida, no sentido Gaia-Porto. Fonte da GNR confirmou o acidente que, apesar de nao registar feridos ou danos maiores, está a condicionar a circulação.