Centro Comercial STOP vai ser classificado

Centro Comercial STOP vai ser classificado
| Porto
Porto Canal

Rui Moreira anunciou a intenção de a Câmara do Porto classificar o Centro Comercial STOP. Em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, o autarca portuense garantiu que a intenção da medida de proteção é impedir que o imóvel seja “alvo de uma voragem especulativa imobiliária.”

“Quando chegámos à Câmara do Porto, o STOP estava numa situação ilegal”, começou Moreira por sublinhar a antiguidade do problema. Mas o STOP é um problema “agora”, e o presidente da Câmara garante sentir “em particular” como um problema, por ter a “dupla função de ter o pelouro da Cultura e ser uma pessoa que gosta muito de cultura, que gosta muito de música.”

Apesar de ter um filho que toca no STOP e que é frequentador daquele espaço, o independente recorda que, ao mesmo tempo, é presidente de câmara, tendo por isso "uma responsabilidade civil e criminal da manutenção da lei.” “E se houver ali uma tragédia, sou o responsável”, remata.

Câmara do Porto vai classificar STOP

“Não tendo o Governo sido capaz, ou ter tido condições, para classificar [o imóvel], a Câmara do Porto vai conseguir classificar o STOP.” Em cima da mesa, garante Moreira, não está apenas a classificação do “uso, mas de uma parte do edifício.”

O presidente da autarquia afirma que não será possível a classificação de todo o imóvel, mas a classificação parcial do edifício e do uso, acredita, irá “acabar com um argumento ou com a possibilidade de o STOP ser demolido, sendo transformado num hotel ou seja o que for.” No fundo, que seja "“alvo de uma voragem especulativa imobiliária", como temem os músicos.

Com o processo de classificação, a alteração do tipo de uso do edifício está barrada pela câmara. Também a fachada do edifício situado na Rua do Heroísmo será alvo de classificação municipal, o que impedirá a sua demolição futura.

O processo está concluído pelos serviços municipais e aguarda o parecer da Direção Regional de Cultura do Norte.

Hora da Verdade com Rui Moreira from Público on Vimeo.

 

 

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.