Ministro da Administração Interna: "O Porto é mais seguro em 2023 do que há 10 anos"

Ministro da Administração Interna: "O Porto é mais seguro em 2023 do que há 10 anos"
| Porto
Porto Canal

A criminalidade registada no Porto pelas forças de segurança durante os primeiros oito meses de 2023 aumentou em relação ao mesmo período de 2022. Contudo, quando se comparam estes valores com os de 2013, verifica-se uma diminuição na criminalidade, garante José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna.

O Porto Canal já tinha avançado, esta quarta-feira, que o distrito do Porto é mais seguro do que há 10 anos.

"Olhando para o período entre janeiro e agosto deste ano, e comparando com o mesmo período em 2013, a criminalidade geral desceu 11,6 %. E a criminalidade violenta e grave desceu 24 %. O Distrito do Porto é mais seguro em 2023 do que era há 10 anos”, afirma José Luís Carneiro durante a tomada de posse do novo comandante da PSP do Porto.

Num intervalo mais recente, a criminalidade aumentou em relação a 2022, de acordo com os resultados operacionais disponibilizados pela PSP ao Porto Canal.

A criminalidade geral no distrito do Porto registou uma subida de 8,5%, face ao período homólogo, tendo sido registados 36.438 crimes, mais 2887 do que no ano anterior.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Entre os crimes que mais contribuíram para esta subida, segundo os dados revelados por José Luís Carneiro, estão as burlas informáticas (+42,7%), "outras burlas” (+33,3%), tráfico de estupefacientes (+34,9%) e condução com excesso de álcool (+25%).

No que diz respeito ao aumento da violência nos espaços de diversão noturna, também já noticiado pelo Porto Canal, o ministro recordou que o Governo já mandou encerrar dois espaços no Porto e revelou que o Conselho de Ministros vai avaliar uma norma que pretende densificar as sanções contra agressões a policiais, esta quinta-feira.

+ notícias: Porto

Biblioteca Almeida Garrett do Porto com Casa Forte em 2026 de 500 mil euros

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, vai ganhar este ano uma "nova Casa Forte" para guardar os tesouros documentais da cidade, uma obra orçada em meio milhão de euros, avançou o vereador da Cultura da autarquia.

Antigo Abrigo dos Pequeninos reabre como Reservas do Museu do Porto após anos encerrado

O antigo Abrigo dos Pequeninos, encerrado desde 2013, reabriu esta quarta-feira como um espaço que servirá as Reservas do Museu do Porto e vai acolher 65 mil peças do acervo da cidade e ter espaços dedicados a conservação e restauro.

PM garante que edifício da Livraria Lello no Porto vai ser Monumento Nacional

O primeiro-ministro garantiu, esta terça-feira, que “será definitivamente assumido” em “letra de lei” a reclassificação do edifício da Livraria Lello, no Porto, como Monumento Nacional e que o Governo “tem já em circulação legislativa” o diploma para o efeito.