Buscas da Polícia Judiciária na Câmara Municipal de Caminha

Buscas da Polícia Judiciária na Câmara Municipal de Caminha
| Norte
Porto Canal / Agências

A Polícia Judiciária (PJ) está esta quinta-feira na Câmara de Caminha, onde solicitou “alguns documentos relacionados com o Centro de Exposições Transfronteiriço”, relativamente ao qual houve um adiantamento municipal de 369 mil euros, revelou à Lusa o presidente da autarquia.

“Fui informado pela vice-presidente de que a PJ estava na autarquia, tendo solicitado alguns documentos relacionados com o centro de exposições”, disse à Lusa Rui Lages, responsável por aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

O negócio do Centro de Exposições Transfronteiriço (CET) levou à demissão do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro e ex-autarca de Caminha, Miguel Alves, que está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) por ter celebrado, em 2020, quando era presidente daquela câmara, um contrato-promessa de arrendamento para fins não habitacionais com a empresa Green Endogenous.

Hoje, o sucessor de Miguel Alves na autarquia caminhense observou que toda a documentação “já foi entregue” pela autarquia, quando, em janeiro de 2023, foi intentada uma queixa-crime contra a empresa Green Endogenous e o promotor Ricardo Moutinho, responsáveis pelo projeto do pavilhão multiúsos, entretanto cancelado, tendo ainda requerido meios “urgentes” para assegurar os 369 mil euros adiantados pelo município.

Em abril de 2021, o município adiantou ao promotor uma verba de 369 mil euros para a concretização da obra, que nunca avançou. Daquele montante, 300 mil euros serviram como adiantamento das rendas relativas ao 25.º ano do arrendamento e os 69 mil euros ao pagamento do IVA.

Em novembro de 2022, a Câmara de Caminha aprovou, por unanimidade, por proposta do presidente Rui Lages, a resolução do contrato, alegando incumprimento do promotor que “não apresentou nem o seguro caução, nem a garantia bancária” com que se tinha comprometido.

Em dezembro, a Câmara de Caminha ratificou a decisão desfavorável proposta pelos serviços de urbanismo ao Pedido de Informação Prévia (PIP) apresentado pelo empresário Ricardo Moutinho para a construção nas freguesias de Argela e Vilar de Mouros, do CET e, de um parque de ciência e tecnologia automóvel.

A Lusa tentou, sem sucesso, ouvir a PJ sobre este assunto.

+ notícias: Norte

Detido em Lamego por abuso sexual de crianças no transporte público

A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real, deteve um homem, de 63 anos, por prática do crime de abuso sexual de crianças, em transporte publico, em Lamego.

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Criança esfaqueada pelo irmão em Penafiel

Uma rapariga de nove anos foi esfaqueada pelo irmão durante a tarde desta sexta-feira em Penafiel.