Muro e portão da sinagoga do Porto vandalizados esta madrugada já foram limpos

Muro e portão da sinagoga do Porto vandalizados esta madrugada já foram limpos
| Porto
Porto Canal

As frases "Free Palestine" (Palestina Livre) e "End Israel Apartheid" (Acabem com o apartheid de Israel) foram grafitadas, esta quarta-feira, no muro da sinagoga do Porto, na zona da Boavista. Algumas horas depois, ao final da tarde, as inscrições já tinham sido limpas.

Estes grafitis foram feitos numa semana em que teve início o ataque do Hamas contra Israel e um dia depois da Câmara Municipal do Porto se ter iluminado com as cores da bandeira.

Depois de vandalizada, a sinagoga do Porto, na Rua Guerra Junqueiro, contou com a presença de agentes da Divisão de Investigação Criminal da PSP. Durante a tarde, as frases foram apagadas do espaço, que tem câmaras de videovigilância.

Gabriel Senderowicz, presidente da Direção da Comunidade Judaica do Porto referiu ao JN que "vandalizar um templo religioso de uma comunidade judaica com membros de 30 nacionalidades e que significativamente é o maior centro judaico da Península Ibérica, mostra que o ódio a Israel manifesta-se também contra os judeus em geral, cuja cultura, religião e sucesso são deplorados".

+ notícias: Porto

Intervenção encerra Túneis das Antas em períodos noturnos

O Túnel das Antas I e II vai estar encerrado ao trânsito devido à “por motivos de trabalhos de manutenção e de modo a garantir as melhores condições de segurança à mobilidade das pessoas”, informou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal do Porto.

“Está atrasada” a construção de edifício no antigo Matadouro de Campanhã

A reconversão do antigo Matadouro Industrial de Campanhã anunciada para final de 2024 sofreu o primeiro atraso – publicamente anunciado – em março de 2023, atirando para o início de 2025 a conclusão da obra. Agora, a construção do edifício mais próximo do Mercado Abastecedor não está a seguir o calendário inicialmente previsto, avançou ao Porto Canal o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto.

Camião tomba e corta duas vias na A41 em Moreira da Maia

Um camião tombou, esta quinta-feira, na autoestrada A41 na freguesia de Moreira da Maia, no sentido Matosinhos-Ermesinde, perto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, provocando o corte de duas faixas de rodagem, disse ao Porto Canal fonte do Comando Territorial da GNR do Porto.