Preço das casas recua na UE no 2.º trimestre. Portugal apresenta 4.ª maior subida

Preço das casas recua na UE no 2.º trimestre. Portugal apresenta 4.ª maior subida
| Economia
Porto Canal \ Agências

O preço das casas recuou 1,7%, no segundo trimestre, na zona euro, e 1,1% na União Europeia (UE), face ao período homólogo, com Portugal a registar a quarta maior subida (8,7%), segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

De acordo com o serviço estatístico da UE, na comparação com os primeiros três meses do ano, os preços das casas aumentaram 0,1% na média dos 20 países do euro e 0,3% na dos 27 Estados-membros.

Na UE, nove Estados-membros registaram recuos homólogos no indicador e 17 tiveram aumentos, não havendo dados disponíveis para a Grécia.

Os maiores recuos na comparação com o segundo trimestre de 2022 foram registados na Alemanha (-9,9%), Dinamarca (-7,6%) e Suécia (-6,8%), enquanto as maiores subidas foram observadas na Croácia (13,7%), Bulgária (10,7%), Lituânia (9,4%) e Portugal (8,7%).

Já face ao primeiro trimestre do ano, os preços das casas recuaram em 11 Estados-membros e aumentaram em 15, com as maiores quebras a registarem-se na Eslováquia (-3,9%), no Luxemburgo (-2,7%) e na Hungria (-1,7%) e os principais avanços a serem observados na Letónia (5,1%), Bulgária (4,3%) e Estónia (3,8%).

Em Portugal, o indicador aumentou 3,1% entre o primeiro e o segundo trimestre do ano.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.