Trânsito na VCI provoca demoras de cerca de 10 minutos a veículos de emergência médica

Trânsito na VCI provoca demoras de cerca de 10 minutos a veículos de emergência médica
| Norte
Porto Canal

Os veículos de emergência médica estão a sofrer atrasos de cerca de dez minutos nos percursos mais longos devido ao elevado tráfego e constrangimentos de trânsito na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, que se verificam principalmente nas horas de ponta.

A notícia é avançada pela Renascença de acordo com o alerta deixado pelo presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar. Rui Lázaro diz que “tem-se verificado com o acréscimo de trânsito e de tráfego, principalmente nas zonas de ponta alguma demora, quer na deslocação dos meios de emergência para as demais ocorrências, mas como também depois nos trajetos para as unidades hospitalares”.

À Renascença, Rui Lázaro avança que “seguramente” os atrasos devem rondar os 10 minutos e considera ainda que esta situação pode fazer diferença no socorro a doentes urgentes.

A VCI continua a ser um dos principais problemas da cidade do Porto. A ligação desta via com a A3 representa um bloqueio constante daquele troço, que é um dos pontos mais críticos de todo o traçado, reconhece o autarca portuense.

“Há um tráfego e fluxo crescentes na VCI. Fluxos, alguns, gerados pela cidade – mercadorias e pessoas que entram na cidade e que circulam entre pontos da cidade, e depois há um problema que nos preocupa muito mais, que é o facto de haver um atravessamento, norte-sul e sul-norte, de automóveis e veículos de mercadorias, que a nosso ver não deviam passar pelo espaço urbano”, sublinha Rui Moreira em entrevista exclusiva ao Porto Canal, reforçando que o crescimento do trânsito na VCI está a transformá-la “numa trombose da cidade, sendo que toda a capilaridade do Porto fica afetada por isso”.

Perante este cenário, Rui Moreira destaca a intenção da autarquia para promover alterações de fundo e tece críticas aos restantes municípios envolvidos.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.