Populares manifestam-se contra transladação de restos mortais de Eça este domingo 

Populares manifestam-se contra transladação de restos mortais de Eça este domingo 
| Norte
Porto Canal

Um conjunto de populares de Santa Cruz do Douro, em Baião, vai manifestar-se este domingo contra a translação dos restos mortais de Eça de Queiroz, sepultado no cemitério da região há 34 anos, para o Panteão Nacional, em Lisboa.

“Vai ser uma manifestação de gratidão para com Eça e naturalmente mostrar o nosso desagrado pela forma como este processo foi conduzido”, revelou esta quinta-feira à Lusa António Fonseca, responsável pelo movimento e antigo autarca da junta de freguesia de Santa Cruz do Douro.

A manifestação está agendada para as 16h perto da Fundação Eça de Queiroz.

À mesma fonte, António Fonseca disse que grande parte dos residentes não está a favor da transladação, divulgando que apenas um “punhado de pessoas” deve ter uma opinião diferente, “por razões políticas”.

+ notícias: Norte

Resgatado tripulante de embarcação de pesca que caiu à água ao largo de Aveiro

A Estação Salva-vidas de Aveiro resgatou na noite de quarta-feira um tripulante de uma embarcação de pesca que caiu à água a cerca de 22 quilómetros a noroeste da barra do porto de Aveiro, foi anunciado.

"Pessoas que menstruam". PSD pede esclarecimento sobre expressão utilizada em campanha da DGS

O grupo parlamentar do PSD pretende que a ministra da Saúde esclareça se autorizou a campanha da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a menstruação que utiliza a expressão “pessoas que menstruam” em vez de “mulheres”.

Fogo deflagra em zona de mato em Caminha

Um incêndio deflagrou, ao início da noite desta quarta-feira, numa zona de mato em Vilar de Mouros, em Caminha, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-Regional do Alto Minho.