Populares manifestam-se contra transladação de restos mortais de Eça este domingo 

Populares manifestam-se contra transladação de restos mortais de Eça este domingo 
| Norte
Porto Canal

Um conjunto de populares de Santa Cruz do Douro, em Baião, vai manifestar-se este domingo contra a translação dos restos mortais de Eça de Queiroz, sepultado no cemitério da região há 34 anos, para o Panteão Nacional, em Lisboa.

“Vai ser uma manifestação de gratidão para com Eça e naturalmente mostrar o nosso desagrado pela forma como este processo foi conduzido”, revelou esta quinta-feira à Lusa António Fonseca, responsável pelo movimento e antigo autarca da junta de freguesia de Santa Cruz do Douro.

A manifestação está agendada para as 16h perto da Fundação Eça de Queiroz.

À mesma fonte, António Fonseca disse que grande parte dos residentes não está a favor da transladação, divulgando que apenas um “punhado de pessoas” deve ter uma opinião diferente, “por razões políticas”.

+ notícias: Norte

Idosa morre após cair à água na doca em Viana do Castelo

Uma mulher, com cerca de 70 anos, foi esta quinta-feira encontrada morta na doca em Viana do Castelo, depois de ter sido dado o alerta para o seu desaparecimento, adiantou à Lusa fonte dos bombeiros.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.