Populares manifestam-se este domingo contra transladação de restos mortais de Eça

Populares manifestam-se este domingo contra transladação de restos mortais de Eça
| Norte
Porto Canal

Um conjunto de populares de Santa Cruz do Douro, em Baião, vai manifestar-se este domingo contra a translação dos restos mortais de Eça de Queiroz, sepultado no cemitério da região há 34 anos, para o Panteão Nacional, em Lisboa.

A manifestação está agendada para as 16h perto da Fundação Eça de Queiroz.

António Fonseca, responsável pelo movimento e antigo autarca da junta de freguesia de Santa Cruz do Douro, já tinha revelado à agência Lusa que aquilo que vai acontecer na tarde deste domingo é "uma manifestação de gratidão para com Eça e naturalmente mostrar o nosso desagrado pela forma como este processo foi conduzido".

O antigo autarca disse ainda que “o lugar de Eça só pode ser mesmo à sombra de Tormes” e acredita que a maioria da população local é da mesma opinião, havendo um “punhado de pessoas” que pensará de forma diferente, “por razões políticas”.

Dos 22 bisnetos do escritor, 13 concordaram com a trasladação para o Panteão Nacional, havendo ainda três abstenções. Seis opõem-se e avançaram esta semana com um pedido de providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo para impedir a trasladação.

+ notícias: Norte

Três jovens morreram em despiste de viatura seguido de incêndio em Melgaço

Três jovens morreram e três ficaram gravemente feridos na sequência de um despiste de um veículo, que se incendiou, em Melgaço (Viana do Castelo), disse à Lusa fonte da GNR.

Idoso de 80 anos morre em queimada em Ovar

Um homem de 80 anos morreu no sábado na sequência de uma queimada num terreno de que era proprietário que evoluiu para incêndio, tendo os bombeiros só descoberto o corpo depois de controladas as chamas, informou a GNR.

Idoso morre após cair em berma da estrada em Barcelos

Um homem com cerca de 70 anos de idade morreu, ao início da tarde deste sábado, após ter caída na berma da estrada, perto da escola de Balugães em Barcelos, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários da região.