Populares manifestam-se este domingo contra transladação de restos mortais de Eça

Populares manifestam-se este domingo contra transladação de restos mortais de Eça
| Norte
Porto Canal

Um conjunto de populares de Santa Cruz do Douro, em Baião, vai manifestar-se este domingo contra a translação dos restos mortais de Eça de Queiroz, sepultado no cemitério da região há 34 anos, para o Panteão Nacional, em Lisboa.

A manifestação está agendada para as 16h perto da Fundação Eça de Queiroz.

António Fonseca, responsável pelo movimento e antigo autarca da junta de freguesia de Santa Cruz do Douro, já tinha revelado à agência Lusa que aquilo que vai acontecer na tarde deste domingo é "uma manifestação de gratidão para com Eça e naturalmente mostrar o nosso desagrado pela forma como este processo foi conduzido".

O antigo autarca disse ainda que “o lugar de Eça só pode ser mesmo à sombra de Tormes” e acredita que a maioria da população local é da mesma opinião, havendo um “punhado de pessoas” que pensará de forma diferente, “por razões políticas”.

Dos 22 bisnetos do escritor, 13 concordaram com a trasladação para o Panteão Nacional, havendo ainda três abstenções. Seis opõem-se e avançaram esta semana com um pedido de providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo para impedir a trasladação.

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Avô e netos resgatados esta madrugada em naufrágio ao largo de Vila Nova de Gaia

Uma embarcação de pesca naufragou na madrugada desta sexta-feira, ao largo de Vila Nova de Gaia, avança o jornal “Correio da Manhã”. Os três tripulantes, avô e dois netos, foram resgatados pela Estação Salva-Vidas de Leixões.

Detido no Norte jovem de 17 anos suspeito de crimes violentos

Um jovem de 17 anos foi detido no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, divulgou a Polícia Judiciária.