Populares manifestam-se este domingo contra transladação de restos mortais de Eça

Populares manifestam-se este domingo contra transladação de restos mortais de Eça
| Norte
Porto Canal

Um conjunto de populares de Santa Cruz do Douro, em Baião, vai manifestar-se este domingo contra a translação dos restos mortais de Eça de Queiroz, sepultado no cemitério da região há 34 anos, para o Panteão Nacional, em Lisboa.

A manifestação está agendada para as 16h perto da Fundação Eça de Queiroz.

António Fonseca, responsável pelo movimento e antigo autarca da junta de freguesia de Santa Cruz do Douro, já tinha revelado à agência Lusa que aquilo que vai acontecer na tarde deste domingo é "uma manifestação de gratidão para com Eça e naturalmente mostrar o nosso desagrado pela forma como este processo foi conduzido".

O antigo autarca disse ainda que “o lugar de Eça só pode ser mesmo à sombra de Tormes” e acredita que a maioria da população local é da mesma opinião, havendo um “punhado de pessoas” que pensará de forma diferente, “por razões políticas”.

Dos 22 bisnetos do escritor, 13 concordaram com a trasladação para o Panteão Nacional, havendo ainda três abstenções. Seis opõem-se e avançaram esta semana com um pedido de providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo para impedir a trasladação.

+ notícias: Norte

Revolução nos transportes da AMP. UNIR substitui cerca de 30 operadores privados da região

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, denominada UNIR, entra em serviço esta sexta-feira, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região.

A magia do Natal a bordo do Comboio Histórico do Vouga

A chegada do Natal é anunciada pelo regresso do Comboio Histórico à linha do Vouga.

83 milhões de euros e seis anos de obras depois, Linha do Minho está mais rápida 11 minutos

83,2 milhões de euros da Infraestruturas de Portugal (IP) depois, alocados às obras da Linha do Minho entre janeiro de 20217 e maio deste ano, deram em resultado uma melhoria da ligação Porto-Valença em 11 minutos. As contas foram feitas pelo jornal especializado Dinheiro Vivo, que descreve frustração e falha nas expectativas a toda a linha.