Banco Central Europeu anuncia aumento das taxas de juro 

Banco Central Europeu anuncia aumento das taxas de juro 
Lusa
| Economia
Porto Canal/Agências

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, esta quinta-feira, o aumento das taxas de juro em 25 pontos base.

No comunicado divulgado após a reunião de política monetária do Conselho de Governadores, o BCE informa que a taxa de facilidade de depósito subiu assim para 4%, a taxa de juro das principais operações de refinanciamento em 4,50%, e a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez em 4,75%.

"O aumento das taxas de juro hoje decidido reflete a avaliação do Conselho do BCE das perspetivas de inflação, à luz dos dados económicos e financeiros disponíveis, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária", justifica o banco central.

Esta foi a décima subida consecutiva das taxas de juro pelo banco central, que aumentou as taxas de juro em 450 pontos base desde julho do ano passado, o ciclo de subida mais rápido da história da zona euro.

+ notícias: Economia

Alterações à instalação e exploração de aquicultura em vigor já esta terça-feira

O Governo introduziu alterações ao regime sobre a instalação e exploração de aquicultura, que entram em vigor esta terça-feira, onde se inclui o fim da solicitação do título de atividade aquícola na propriedade privada e domínio privado do Estado.

Duarte Cordeiro diz que nem Ambiente pode ser insensível ao preço dos combustíveis

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, considerou esta terça-feira que o Governo não pode ser insensível ao impacto dos preços dos combustíveis nas famílias atualmente, apesar de dever procurar penalizar a utilização de combustíveis fósseis.

Euribor desce a três, a seis e 12 meses

A taxa Euribor desceu esta terça-feira a três, a seis e 12 meses face a segunda-feira.